Notícias

DEFESA DE DOUTORADO DE RAFAEL GOMES DE SOUSA DA COSTA

quarta-feira, 20 de outubro de 2021, às 9:56

Convidamos a todes a participarem da defesa de tese de doutorado de Rafael Gomes de Sousa da Costa intitulada:

NAVEGAR O XINGU, NAVEGAR O PODER: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO DAS PRÁTICAS DE CONSULTORIA NO CONTEXTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA BARRAGEM BELO MONTE, AMAZÔNIA

A defesa vai ser realizada no dia 28 de outubro de 2021 às 14 hs, com transmissão simultânea pelo Youtube no canal PG-ANTROPOLOGIA UFMG.

Esta tese trata da produção de uma etnografia das práticas de consultoria ambiental no contexto do licenciamento da usina hidrelétrica Belo Monte, localizada na Volta Grande do rio Xingu, estado do Pará, região Norte do Brasil. Para tanto, trago à tona um relato autoetnográfico da minha experiência na execução de estudos e acompanhamento de medidas de mitigação e compensação ambiental da navegação empreendida pelas populações da Volta Grande durante a instalação da hidrelétrica na região, entre os anos 2010 e 2013. O objetivo do trabalho é refletir sobre os dilemas enfrentados pelos analistas de campo das empresas de consultoria ambiental. Esses profissionais, em oposição aos altos cargos gerenciais dessas organizações (gerentes e coordenadores que administram os contratos de prestação de serviços ambientais desde os escritórios-sedes, geralmente situados nas grandes cidades da região Sudeste do país), são responsáveis pela execução das ações ambientais no chão da obra de um grande empreendimento. Nesse contexto, a partir do conceito de “navegação social”, cunhado pelo antropólogo Henrik Vigh, busco conhecer como os analistas de campo realizam seu movimento, na ação e no pensamento, em um terreno social altamente hierárquico e burocratizado.

A banca examinadora contará com os doutores:

Andréa Zhouri – Orientadora – PPGAN/UFMG

Deborah Bronz – UFF

Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos  – UFPA

Raquel Oliveira Santos Teixeira – FAFICH/UFMG

Ana Flávia Moreira Santos  – PPGAN/UFMG