Mahfoud, M. e Massimi, M. (2003) Editorial. Memorandum, 4, 1-4. Retirado em  /   /   , do World Wide Web: http://www.fafich.ufmg.br/ ~memorandum/artigos04/editorial04po.htm.

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Editorial
 
Memorandum: memória e história em psicologia
Número 4

Unidades possíveis:
corpo-psique, cultura popular – psicologia acadêmica

 

Este número 4 de Memorandum: memória e história em psicologia é composto de seis artigos que passamos a apresentar em dois grupos de contribuições.
O primeiro, de ênfase metodológica, ressalta a importância da memória coletiva no contexto da psicologia e da história da psicologia, em diversas vertentes: antes de mais nada, como algo a ser salvaguardado;.em segundo lugar, como recurso para aproximar psicologia acadêmica da cultura popular e suas tradições (cf.artigo de
Bairrão e Leme); em terceiro lugar, a importância da memória coletiva em pesquisas que relacionam identidade e história da psicologia (cf. artigo de Baptista); por fim, a memória tomada em sua relação com a narração como método para a construção da história da psicologia (cf. artigo de Olmos).
O segundo grupo de contribuições diz respeito a uma importante questão epistemológica levantada por pesquisas desenvolvidas na área da memória coletiva que enfatizam a unidade psicofísica do homem e, portanto, sublinham a necessidade de um referencial metodológico na pesquisa psicológica que permita apreender esta unidade. É neste sentido que aparece como contribuição inovadora no âmbito da psicologia a proposta husserliana da “arqueologia fenomenológica” e sua leitura atual por parte de Angela Ales Bello: com efeito, o artigo de
Ghigi, apresenta a importância da esfera hilética (em sua conexão com a corporeidade humana) para a apreensão da intencionalidade em sua estrutura e origem, onde os instrumentos racionais emudecem e onde se permite que falem objetos e estados de ânimo suscitados. A apreensão rigorosa do momento hilético em sujeitos e culturas concretas nos permitiria, apoiados na unidade psicofísica, apreender a unidade na diversidade. Uma análoga abordagem unitária ao conhecimento do ser humano, desta vez baseada na psicologia aristotélico-tomista, caracteriza a cultura barroca dos séculos XVI e XVII: o artigo de Zanlonghi indica o reconhecimento, naquela cultura, da impossibilidade, pela condição ontológica do homem, de alcançar a plenitude se prescindir da corporeidade e dos afetos como fonte de vitalidade e de energia psíquica, disto derivando a importância pedagógica atribuída ao teatro, onde educação da alma e do corpo são inseparáveis. Conforme Tomás de Aquino, citado por Zanlonghi, “ipse idem homo est qui percipit se intelligere et sentire” (Summa Theologiae, I, q.76, a.1): é o mesmo homem que percebe, entende e sente. Nesta perspectiva tomista, a esfera do psiquismo denominada de “sentidos interiores” é ponto de convergência entre potências sensitivas e intelectivas, de modo análogo à dimensão hilética de Husserl.
Na cultura dos séculos XVI e XVII esta concepção articulada entre corporeidade e psiquismo chega até a cultura popular através duas importantes expressões, a saber, o teatro e a pregação. O artigo de Zanlonghi evidencia que a inseparabilidade entre palavra e imagem na experiência teatral jesuítica proporcionava a criação de um espaço psicológico e de conhecimento onde memória, imaginação, afetos, e inteligência convergiam. O de
Majorana, por sua vez, aponta para a existência da mesma articulação, no mesmo período histórico, no que diz respeito à pregação, sobretudo às populações iletradas: com efeito, tudo o que na pessoa e na conduta do pregador missionário recai na esfera do sensível adquire um poder de persuasão superior ao da simples palavra pregada, pois corresponde aos sentimentos e a convicções sinceramente vivenciados.
Memorandum número 4 dá, assim, uma contribuição ao desafio de a psicologia compreender a cultura popular atenta, por um lado, a um referencial metodológico que possibilite apreender tal articulação, e por outro, à história que mostra a possibilidade concreta de uma concepção psicológica e gnoseológica enraizada na cultura.

Miguel Mahfoud
Marina Massimi
Editores
abril de 2003

Equipe
Editores
Miguel Mahfoud
Universidade Federal de Minas
Brasil
Marina Massimi
Universidade de São Paulo
Brasil

Consultores externos Ad Hoc da Memorandum 4

Carlos Ziller Camenietzki

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Brasil

Dante Gallian

Universidade Federal de São Paulo

Brasil

José Paulo Giovanetti

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Lísias Negrão

Universidade de São Paulo

Brasil

Marília Ancona Lopez

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Paulista

Brasil

 

Conselho Editorial

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Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

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Universidade de Campinas

Brasil

Angela Ales Bello

Pontificia Universitas Lateranensis

Italia

Aníbal Fornari

Universidad Católica de Santa Fé

Universidade Católica de La Plata

Argentina 

Anna Unali

Università La Sapienza

Italia

Antonella Romano

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France

Belmira Bueno

Universidade de São Paulo

Brasil

Celso Sá

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Brasil

Danilo Zardin

Università Cattolica Sacro Cuore

Italia

Ecléa Bosi

Universidade de São Paulo

Brasil

Francesco Botturi

Università Cattolica Sacro Cuore

Italia

Franco Buzzi

Università Cattolica del Sacro Cuore

Italia

Gilberto Safra

Universidade de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Helio Carpintero

Universidad Complutense

España

Hugo Klappenbach

Universidad San Luis

Argentina

Isaías Pessotti

Universidade de São Paulo

Brasil

Janice Theodoro da Silva

Universidade de São Paulo

Brasil

José Carlos Sebe B. Meihy

Universidade de São Paulo

Brasil

Josef Brožek

Lehig University

United States of America

Luís Carlos Villalta

Universidade Federal de Ouro Preto

Brasil

Luiz Jean Lauand

Universidade de São Paulo

Brasil

Maria Armezzani

Università degli Studi di Padova

Italia

Maria do Carmo Guedes

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Maria Efigênia Lage de Resende

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Maria Fernanda Diniz Teixeira Enes

Universidade Nova de Lisboa

Portugal

Martine Ruchat

Université de Genève

Suiss

Michel Marie Le Ven

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Monique Augras

Universidade Católica do Rio de Janeiro

Brasil

Olga Rofrigues de Moraes von Simson

Universidade de Campinas

Brasil

Pedro Morande

Universidad Católica de Chile

Chile

Pierre-Antoine Fabre

École des Hautes Études en Sciences Sociales

France

Regina Helena de Freitas Campos

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Sadi Marhaba

Università degli Studi di Padova

Italia

William Gomes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Brasil  

 

Conselho Consultivo

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Universidade de São Paulo

Brasil

Ana Maria Jacó Vilela

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Brasil

André Cavazotti

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Arno Engelmann

Universidade de São Paulo

Brasil

Bernadette Majorana

Università degli Studi di Bergamo

Italia

César Ades

Universidade de São Paulo

Brasil

Davide Bigalli

Università degli Studi di Milano

Italia

Deise Mancebo

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Brasil

Edoardo Bressan

Università degli Studi di Milano

Itália

Giovanna Zanlonghi

Università Cattolica del Sacro Cuore

Italia

José Francisco Miguel Henriques Bairrão

Universidade de São Paulo

Brasil

Marcos Vieira da Silva

Universidade Federal de São João del Rei

Brasil

Maria Luisa Sandoval Schmidt

Universidade de São Paulo

Brasil

Marisa Todeschan D. S. Baptista

Universidade de São Marcos

Brasil

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Nádia Rocha

Universidade Federal da Bahia

Brasil

Rachel Nunes da Cunha

Universidade de Brasília

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Raul Albino Pacheco Filho

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Vanessa Almeida Barros

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Design e Produção
Renata Amaral Araújo
secretaria
Paulo Roberto de Andrada Pacheco
webmaster
Apoio
   * LAPS – Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade. Programa de Pós Graduação em Psicologia – UFMG
   * Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas FaFiCH - UFMG  
   * Núcleo de Epistemologia e História das Ciências Miguel Rolando Covian – USP/Ribeirão Preto  
   * Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP/Ribeirão Preto
   * Biblioteca Prof. Antônio Luiz Paixão - FaFiCH - UFMG
 
A revista Memorandum é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória”,
vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG e ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP

 

 

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