Ementa Análise Qualitativa Comparativa (QCA)

Ementa Análise Qualitativa Comparativa (QCA)

20:31 28 junho in MQ 2023

MQ 2023

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Análise Qualitativa Comparativa (QCA)

Programa do curso

Prof. Manoel Leonardo Santos (DCP/UFMG) manoelsantos@ufmg.br

Monitor: Breno Marisguia (DCP/UFMG) brenoandrehm@gmail.com

De 24 a 28 de julho de 2023 (15 horas). 18 às 21 horas.

FAFICH, sala 2106.

 

Ementa

Nos últimos anos, o campo de política comparada tem sido palco de um intenso debate teórico e metodológico sobre os fundamentos da inferência causal baseada em métodos qualitativos. Como resultado desse debate, Charles Ragin e outros pesquisadores desenvolveram um leque de alternativas analíticas, denominado Métodos Comparativos Configuracionais, sendo Qualitative Comparative Analysis (QCA) a contribuição mais popular. Essa abordagem oferece uma forma sistemática e controlada para analisar configurações causais, se apresentando como uma alternativa promissora para a investigação das complexas relações causais no campo das Ciências Sociais e Ciência Política. Questões relevantes são adereçadas, como a seleção de casos, a análise de condições necessárias e suficientes, e o uso da teoria dos conjuntos para testar hipóteses comparativas e desenvolver teorias baseadas em tipologias causais. Busca-se, assim, superar os desafios das comparações com um número restrito de casos e as limitações dos procedimentos comparativos convencionais.

 

Objetivo

O curso apresentará aos participantes o QCA como técnica analítica e abordagem de pesquisa, utilizando o software R. Serão introduzidos os princípios básicos e requisitos fundamentais para o início de uma utilização sólida do método.

 

Método de ensino

Aulas expositivas. A leitura prévia dos textos indicados é obrigatória. Por ter uma bibliografia extensa, a leitura deve estar bem adiantada antes do início do curso. Os alunos contarão com apoio de um monitor.

 

Avaliação

Trabalho final cobrindo os tópicos do curso, a ser entregue em até 8 dias, contados a partir da data de encerramento do curso.

 

Repositório do curso (link do drive)

Todo o material pode ser encontrado em: https://bit.ly/qcamq2023

 

Software

Neste curso usaremos o software R, a ferramenta mais popular de análise de dados para cientistas sociais atualmente. O software pode ser baixado gratuitamente aqui. Recomendo também que as alunas e os alunos façam o download da interface gráfica Rstudio, que facilita a operacionalização do software. O download pode ser feito neste site. Importante: o domínio do R não é pré-requisito para o curso.

 

Expectativas

A expectativa é que as(os) alunas(os) consigam compreender os fundamentos dos métodos configuracionais comparativos e sejam capazes de planejar e executar um estudo qualitativo comparativo.

 

Programa

Aula 1: Introdução ao método

Parte 1

  1. a) Apresentação da disciplina e uma breve introdução ao debate sobre a evolução da metodologia comparativa e o problema da inferência causal.
  2. b) Discussão sobre lógica frequentista vs. configuracional.
  3. C) Comentários às expectativas dos alunos sobre a disciplina e de seus respectivos projetos de investigação.

Leitura obrigatória:

  • Mello, Patrick A. 2022. Qualitative Comparative Analysis: An Introduction to Research Design and Application. Washington DC: Georgetown University Press. (Capítulo 2).
  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (Capítulo 1).
  • Schneider, Carsten Q. and Wagemann, Claudius (2012). Set-Theoretic Methods for the Social Sciences: A Guide to Qualitative Comparative Analysis. (Introdução).

Leituras complementares:

  • Duşa, A. (2019). QCA with R: A comprehensive resource. Springer. (Capítulos 1 e 2).
  • Keman, H., & Woldendorp, J. J. (Eds.). (2016). Handbook of research methods and applications in political science. Edward Elgar Publishing. (Capítulo 25).
  • Thomann, E., & Maggetti, M. (2020). Designing research with qualitative comparative analysis (QCA): Approaches, challenges, and tools. Sociological Methods & Research, 49(2), 356-386.

Parte 2

  1. a) Teoria dos conjuntos.
  2. b) Álgebra booleana.
  3. c) QCA e sua lógica de causação subjacente.
  4. d) Um exemplo de utilização do método.

Leitura obrigatória:

  • Thomann, E. (2014). Is Output Performance All About The Resources? A Fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis Of Street-level Bureaucrats In Switzerland. Public Administration, 93(1), 177–194.

 


Aula 2: Estratégias de calibração

Leitura obrigatória:

  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (Capítulo 2).
  • Schneider, Carsten Q. and Wagemann, Claudius (2012). Set-Theoretic Methods for the Social Sciences: A Guide to Qualitative Comparative Analysis. (pp. 32-40).

Leituras complementares:

  • Duşa, A. (2019). QCA with R: A comprehensive resource. Springer. (Capítulo 4).

Aula 3: Análise de condições necessárias

Leitura obrigatória:

  • Mello, Patrick A. 2022. Qualitative Comparative Analysis: An Introduction to Research Design and Application. Washington DC: Georgetown University Press. (Capítulo 6).
  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (Capítulo 3).

Leitura complementar:

  • Duşa, A. (2019). QCA with R: A comprehensive resource. Springer. (Capítulo 5).

Aula 4: Análise de configurações suficientes

Parte 1

  1. a) Tabela da verdade

Leitura obrigatória:

  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (pp. 101-111).
  • Schneider, Carsten Q. and Claudius Wagemann (2012): Set-theoretic methods for the social sciences. A guide to Qualitative Comparative Analysis. Cambridge: Cambridge University Press. (Capítulo 5).

Leituras complementares:

  • Duşa, A. (2019). QCA with R: A comprehensive resource. Springer. (Capítulos 6 e 7).

Parte 2

  1. a) Minimização lógica
  2. b) Tipos de solução

Leitura obrigatória:

  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (pp. 112-139).
  • Schneider, Carsten Q. and Claudius Wagemann (2012): Set-theoretic methods for the social sciences. A guide to Qualitative Comparative Analysis. Cambridge: Cambridge University Press. (Capítulos 8 e 9).

 

Leituras complementares:

  • Duşa, A. (2019). QCA with R: A comprehensive resource. Springer. (Capítulo 8).
  • Ragin, C., & Sonnet, J. (2004). Between Complexity and Parsimony: Limited Diversity, Counterfactual Cases and Comparative Analysis. Vergleichen in der Politikwissenschaft.
  • Zhang, J. (2017). On the minimization principle in the Boolean approach to causal discovery. In Philosophical Logic: Current Trends in Asia: Proceedings of AWPL-TPLC 2016 (pp. 79-94). Springer Singapore.

Aula 5: Testes de robustez, apresentação de resultados e discussões avançadas

Parte 1

  1. a) Testes de robustez

Leitura obrigatória:

  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (pp. 144-158).

Parte 2

  1. a) Apresentando resultados.

Leitura obrigatória:

  • Oana, Ioana-Elena, Carsten Q. Schneider, and Eva Thomann (2021): Qualitative Comparative Analysis Using R: A Beginner’s Guide. Cambridge: Cambridge University Press. (pp. 115-119).
  • Wagemann, C., & Schneider, C. Q. (2015). Transparency standards in qualitative comparative analysis. Qualitative & Multi-Method Research, 13(1), 38-42.

Leitura complementar:

  • Ragin, Charles C. (2006): Set relations in social research: Evaluating their consistency and coverage. Political Analysis 14 (3).

 

Bibliografia para aprofundamento

Metodologia (QCA e comparative studies)

  • Thomann, E., & Maggetti, M. (2020). Designing research with qualitative comparative analysis (QCA): Approaches, challenges, and tools. Sociological Methods & Research, 49(2), 356-386.
  • Duşa, A. (2017). QCA: Qualitative comparative analysis. R Package Version 2.1.
  • Blatter, J. (2017). Truth Seeking AND Sense Making: Towards Configurational Designs of Qualitative Methods. Qualitative & Multi-Method Research, Fall.
  • Benoît Rihoux & Charles C. Ragin. 2009. Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques. Sage Publications.
  • Ragin, Charles. 2008. Redesigning Social: Inquiry Fuzzy Sets and Beyond. University of Chicago Press: Chicago and London.
  • Lieberson, Stanley. 1991. “Small N’s and Big Conclusions: An Examination of the Reasoning in Comparative Studies Based on a Small Number of Cases.” Social Forces 70 (2):307-320.
  • Ragin, C. C. (2014 [1987]). The comparative method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies. Univ of California Press.
  • Skocpol, Theda, y Margaret Somers. 1980. “The Uses of Comparative History in Macrosocial Inquiry.” Comparative Studies in Society and History 22 (2):174-197.

Protocolos de boa utilização do QCA (ou “como não fazer QCA errado”)

  • Rubinson, C., Gerrits, L., Rutten, R., & Greckhamer, T. (2019). Avoiding Common Errors in QCA: A Short Guide for New Practitioners. Sociology, 9, 397-418.
  • Schneider, C., Vis, B., & Koivu, K. (2019). Set-Analytic Approaches, Especially Qualitative Comparative Analysis (QCA). American Political Science Association Organized Section for Qualitative and Multi-Method Research, Qualitative Transparency Deliberations, Working Group Final Reports, Report III, 4.
  • Wagemann, Claudius, & Schneider, Carsten. (2015). Transparency standards in qualitative comparative analysis. Qualitative & Multi-method Research, 13(1), 38–42.

Coincidence Analysis (CNA)

  • Ambuehl, M. et al. (2019). R Package ‘cna’. Causal Modeling with Coincidence Analysis.
  • Baumgartner, M. (2015). Parsimony and causality. Quality & Quantity, 49(2), 839-856.
  • Baumgartner, M., & Epple, R. (2014). A coincidence analysis of a causal chain: The Swiss minaret vote. Sociological Methods & Research, 43(2), 280-312.

Process Tracing + QCA

  • Beach, D., & Rohlfing, I. (2018). Integrating cross-case analyses and process tracing in set-theoretic research: Strategies and parameters of debate. Sociological Methods & Research, 47(1), 3-36.
  • Beach, D. (2018). Achieving methodological alignment when combining QCA and process tracing in practice. Sociological Methods & Research, 47(1), 64-99.
  • Rohlfing, I., & Schneider, C. Q. (2018). A unifying framework for causal analysis in set-theoretic multimethod research. Sociological Methods & Research, 47(1), 37-63.
  • Schneider, C. Q., & Rohlfing, I. (2013). Combining QCA and process tracing in set-theoretic multi-method research. Sociological Methods & Research, 42(4), 559-597.

Aplicações do Método

  • Marisguia, B. A. H. (2020) Predizendo e Explicando Interrupções Presidenciais na América Latina. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Thomann, E. (2015): Customizing Europe: transposition as bottom-up implementation, Journal of European Public Policy.
  • Santos, M. L., Pérez-Liñán, A., & García Montero, M. (2014). El control presidencial de la agenda legislativa en América Latina. Revista de ciencia política (Santiago), 34(3), 511-536.
  • Schneider, Carsten Q., and Claudius Wagemann. 2006. “Reducing Complexity in Qualitative Comparative Analysis (QCA): Remote and Proximate Factors and the Consolidation of Democracy.” European Journal of Political Research 45 (5):751-786.

Construção de inferências válidas nas abordagens qualitativas e quantitativas

  • Rezende, F. D. C. (2011). A” nova metodologia qualitativa” e as condicoes essenciais de demarcacao entre desenhos de pesquisa na ciencia politica comparada. Revista Política Hoje, 20(1).
  • Reiss, J. (2009). Causation in the social sciences: Evidence, inference, and purpose. Philosophy of the Social Sciences, 39(1), 20-40.
  • Collier, D. Brady, H. and Seawright. 2004. Sources of leverage in causal inference: toward na alternative view of methodology. In: Brady, H; e Collier, David. Rethinking social inquiry – diverse tools, shared standards.
  • King, Gary, Robert Keohane, and Sidney Verba. 1994. Designing Social Inquiry. Princeton University Press. (Capítulos 1, 2 e 3)
  • Kirk and Miller. 1986. Reliability and Validity. In Kirk and Miller. 1986. Reliability and Validity in Qualitative Research. SAGE Publications. (Páginas 9 a 52).