Ementa Econometria de Painel

21:04 28 junho in MQ 2023

Professor: Igor Viveiros

Ementa:

1)  Econometria  de painel: estimador  de  efeitos  fixos, estimador  de  efeitos aleatórios.   Testes    de    validação      dos    modelos      e    análise     dos    resíduos.     2) Avaliação de políticas públicas: descontinuidade. Diferenças  em  diferenças  e  regressões  em descontinuidade.

Sobre  o  curso:

A    Econometria    de    dados    em painel     é    um    conjunto     de    técnicas    que busca      modelar informações                de      várias      unidades      amostrais      distintas (indivíduos, empresas, municípios, etc) acompanhadas  ao  longo  do  tempo. Uma  das  vantagens  da  estimação  com  dados  em  painel  é  a  capacidade de considerar a existência de heterogeneidade individual. Assim, os  dados em    painel     sugerem    a     existência    de    características   diferenciadoras     dos  indivíduos,

entendidos        como       unidades        estatísticas      básicas. Tais características podem ou não ser constantes ao longo do tempo. Estudos baseados    apenas    na    variabilidade  temporal     ou    apenas    na    variabilidade seccional    falham    em    identificar     tal     heterogeneidade      e,    quase    sempre, produzirão  resultados  enviesados. Trata-se, portanto, de  uma  forma  muito rica     de     informações     e     bastante  utilizada      em     avaliações      de     efeitos de políticas seguintes públicas. pontos: Para    atingir     tais    objetivos, estimador          de                    efeitos fixos, o    curso    abordará     os estimador                     de        efeitos aleatórios, testes  de  hipóteses  e  análises  dos  resíduos.

O modelo de diferenças em diferenças (DID) é uma abordagem estatística amplamente    utilizada    nas   ciências   sociais   para    avaliar    o    impacto    causal de    políticas, programas    ou    eventos    em    um    determinado    resultado. Essa metodologia     é    particularmente     útil    quando     não    é    possível    realizar    um experimento     controlado    aleatório,    onde    os    indivíduos    são    aleatoriamente atribuídos    a    um    grupo    de    tratamento    ou    a    um    grupo    de    controle.    A ideia básica por trás do modelo de diferenças em diferenças é comparar as mudanças ao longo do tempo em um grupo de tratamento que foi exposto  à  política  ou  evento  de  interesse  com  as  mudanças  em  um grupo    de    controle    semelhante    que    não    foi    exposto.    A    diferença     entre essas   mudanças    é    a    estimativa    do    efeito    causal   da    política    ou    evento em estudo.

As regressões em descontinuidade (RDD –  Regression  Discontinuity  Design) também  buscam  avaliar  o  impacto  causal  de  uma  política,  programa  ou intervenção     mas    aproveitando     a    existência    de    mudanças    abruptas    que ocorrem  em  um  determinado  ponto  de  corte  ou

“limiar”. Esse método é particularmente útil quando há um critério claro e exogenamente definido

para  a  alocação  dos  tratamentos.  A  ideia  central  da  análise  em  RDD  é comparar    os    resultados    de    indivíduos    que    estão    próximos    ao    limiar    e, portanto, foram  tratados,

com  os  resultados  daqueles  que  estão  próximos, mas     abaixo      do     limiar      e, portanto,

não    foram    tratados. Ao    controlar fatores  não  observados  e  tendências  gerais,  o  RDD  permite  identificar  o efeito causal da política ou intervenção em estudo.

Todos    os    modelos     acima    serão    discutidos     e     explorados     utilizando     o software R como ferramenta.

O    curso   pressupõe    que    os   alunos    tenham    um    conhecimento    de    análise

de regressão múltipla, inferência estatística e um mínimo de R.

Bibliografia:

Angrist, Joshua  D., and Jörn-Steffen Pischke. 2009. Mostly Harmless

Econometrics: An  Empiricist’s  Companion. Princeton  University  Press,

Kleiber, C., and  A. Zeileis. 2008. Applied Econometrics with R. Springer.

Wooldridge,  J. M. Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data. The  MIT  Press.

Stock,  J. H., and  M.  W. Watson. 2007. Introduction to Econometrics. Pearson Education.