Ementa MQ Introdução à Estatística

Horário: 18h às 21:00

Modalidade: Presencial

Professora: Ana Paula Gonçalves

Este curso tem como objetivo fornecer noções introdutórias de estatística para que os alunos saibam utilizar bancos de dados e consigam fazer análises descritivas e também possibilitará o aluno interpretar resultados de diferentes pesquisas.

O curso é destinado tanto a pesquisadores que não empregam estatísticas em sua pesquisa, mas desejam se aproximar da técnica, quanto àqueles que já fazem uso e desejam reforçar conceitos. Os alunos sairão do curso capazes de realizar análises estatísticas básicas (estatísticas descritivas), visualizações gráficas e associação entre variáveis.

As aulas serão divididas em dois blocos: O primeiro com conteúdo teórico e o segundo com atividades práticas no software livre office para fixação do conteúdo.

A escolha do LibreOffice se dá por ele ser gratuito, e similar aos Excel, comumente usados no cotidiano de trabalho em órgãos públicos, terceiro setor e empresas.

Aula 1: Tipo de variáveis, mensuração dos dados e fonte de dados

A primeira aula apresenta a pesquisa quantitativa e seus usos e limitações dentro das ciências sociais. Bem como diferentes fontes de dados disponíveis para acesso da população. Também será abordado os tipos de variáveis e mensuração de dados. Nesta aula faremos algumas atividades em sala para localizar pesquisas e/ou informações específicas que estão disponíveis online.

Aula 2: Estatística descritiva

Serão apresentadas formas de distribuição de variáveis e medidas de tendência central e de dispersão que permitam sintetizar e elaborar pequenas análises. Os alunos calcularão estas medidas para um banco de dados como atividade em sala.

Aula 3:  Apresentação e visualização dos dados

Nesta aula serão apresentadas as diversas disponibilidades de representação gráfica dos dados. Os alunos construirão gráficos e tabelas para discutirmos conjuntamente as melhores opções de apresentação e visualização das informações.

Aula 4: Associação e correlação

Esta aula trará o conceito de associação e como ele se distingue de causalidade. Serão apresentadas associações entre variáveis quantitativas e entre variáveis qualitativas, bem como suas limitações.

Aula 5: Noções básicas de amostragem

Esta aula tem como objetivo fornecer noções básicas de amostragem para que o aluno faça uma leitura qualificada das notas metodológicas de pesquisas quantitativas para entender como foram construídos e coletados os dados das mais diferentes pesquisas, bem como suas limitações e possibilidade de usos.

Referências Bibliográficas:

AGRESTI, A. e FINLAY, B. Métodos Estatísticos para as Ciências Sociais.    Porto Alegre: Penso, 2012.
BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Ed. Da UFSC – 1994. BUSSAB, W. MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. LEVIN, J; FOX, J. A. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
SILVA NN. Amostragem probabilística: um curso introdutório São Paulo: EDUSP; 1998.
WILD, C. J., SEBER, G. A. F. Encontros com o acaso. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., Rio de Janeiro, 2004