Ementa Introdução à Análise de Discurso

Ementa Introdução à Análise de Discurso

20:36 28 junho in MQ 2023

 

Disciplinas e Docentes:

Pesquisa qualitativa: introdução à análise de discurso

Professores Responsáveis:

 

Cristiano Rodrigues

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (PPGCP-UFMG). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisador do MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça, NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (ambos vinculados ao PPGCP-UFMG) e da Rede de Pesquisas em Feminismos e Política.

Jéser Abílio

Doutorando em Relações Internacionais (IRI-PUC-Rio), mestre em Ciência Política (UFMG) e graduado em Relações Internacionais (UNESP-Franca). Pesquisador integrante do Núcleo de Estudos Linguísticos e Culturais (NELC) da UNESP/CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos Afrodiaspóricos em Relações Internacionais – AFRO-RI. Pesquisa resistências negras, política externa brasileira, relações raciais e práticas de racialização, branquitude e racismo, estudos anti-/pós-/decoloniais e afrodiaspóricos, metodologias interpretativas, análises de discurso e cartografia social.

 

Ementa:

Este curso busca apresentar os fundamentos da pesquisa qualitativa, uma abordagem que visa compreender e interpretar fenômenos sociais complexos, com foco na análise de discurso. Será apresentado um panorama geral dos conceitos-chave implicados no contexto e na interação de informações para identificar e construir significados sociais durante a coleta e análise de dados qualitativos. Em seguida, busca-se discutir procedimentos e concepções metodológicas de Análise de Discurso, como o papel da pessoa analista com o processo de interpretação textual, a construção de corpus de análise, o desenvolvimento de dispositivo analítico, a escolha de categorias linguístico-discursivas e a escrita da análise. De modo bastante prático, o curso tratará, ainda, de métodos específicos de análise de discurso, como a semântica global e a análise de éthos de Dominique Maingueneau, a análise de discurso textualmente orientada de Norman Fairclough, e outras contribuições metodológicas que acoplam gênero e raça em dispositivos analíticos.

Carga-horária e número de créditos:

15h, 1 crédito

Período da Disciplina:

31/07/2023 a 4/08/2023

Formato:

Síncrono

Horário:

18h às 21h

Vagas disponibilizadas:

20 vagas

 

Programação das aulas e bibliografia

 

Aula 1: Introdução à Pesquisa Qualitativa e Interpretativista em Ciência Política

  • Noções introdutórias sobre abordagens qualitativas no contexto da Ciência Política


Leituras recomendadas

Yanow, Dvora; Schwartz-Shea, Peregrine. (2014). Interpretation and Method – Empirical Research Methods and the Interpretive Turn. London/Armonk: M.E.Sharpe, 2014 – Introdução e Capítulos 1 e 2


Aula 2: Padrões para reportar pesquisas qualitativas


Leituras Recomendadas

  1. Tips on writing a qualitative dissertation or thesis https://edpsy.org.uk/blog/2021/tips-on-writing-a-qualitative-dissertation-
  2. or-thesis-from-braun-clarke-part-1/
  3. Becker, H. S. (1986). Writing for Social Scientists: How to Start and Finish your Thesis, Book or Article. Chicago and London: University of Chicago Press.
  4. Elbow, P. (1981) Writing with Power: Techniques for Mastering the Writing Process. New York: Oxford University Press
  5. Wolcott, H. F. (2009) Writing up qualitative research (3rd ed.). Newbury Park, Calif.; London: Sage.

 


Aula 3: Introdução à Análise de discurso

  • O que é Análise de discurso?
  • Procedimentos metodológicos
  • Construção de corpus de análise
  • Dispositivo analítico
  • Escrita da análise


Leituras recomendadas (dar preferência para a leitura dos textos 1 ao 4):

  1. MAINGUENEAU, Dominique. O que pesquisam os analistas do discurso? Revista da ABRALIN, 14, n. 2, 2015, p. 31-40.
  2. ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso: fato, dado, exterioridade ( 3). In: _____ Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes Editores, 2020.
  3. DEUSDARÁ, Bruno; ROCHA, Décio. Capítulo 4*, mas somente as partes “Produzir um córpus, e não simplesmente coletá-lo” ( 151-155) + “Não se pensa córpus sem uma reflexão teórico-metodológica” (p. 156-160). In: _____ Análise cartográfica do discurso: temas em construção. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
  4. FEIRE, Sérgio. A produção do discurso e o papel do analista ( 3) + Os procedimentos metodológicos de análise (Cap. 4) + A escrita da análise (Cap. 5). In: _____ Análise de discurso: procedimentos metodológicos. Manaus: Instituto Census, 2014.
  5. MEYER, Michael. Between theory, method, and politics: positioning of the approaches to CDA. In: WODAK, Ruth; MEYER, M. Methods of Critical Discourse Analysis. London: SAGE Publications, 2001, 14-31.

 


Aula 4: Análise de discurso a partir de Dominique Maingueneau: teoria e método

  • Noções introdutórias à teoria de análise de discurso de Dominique Maingueneau
  • Apresentação da semântica global e da análise de éthos enquanto métodos

Leituras recomendadas (dar preferência para a leitura dos textos 1 e 3):

  1. MAINGUENEAU, Dominique. Introdução + Primado do discurso ( 1) + Uma semântica global (Cap. 3). In: _____ Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
  2. MAINGUENEAU, Dominique. Enunciado e contexto. In: ­­­_____ Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013, 21-33.
  3. MAINGUENEAU, Dominique. Problemas de Ethos. In: ______ Cenas da enunciação. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, 55-73.
  4. MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico à noção de ethos. Letras de Hoje, 53, n. 3, jul.-set., 2018, p. 321-330.

 


Aula 5: Análise de discurso crítica a partir de Norman Fairclough: teoria e método

  1. Noções introdutórias à teoria de análise de discurso crítica de Norman Fairclough
  2. Apresentação da análise de discurso textualmente orientada
  3. Reflexões sobre dispositivos analíticos que acoplam gênero e raça


Leituras recomendadas (dar preferência para a leitura dos textos 1 e 2):

  1. CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Social life and critical social science ( 1) + Discourse (Cap. 2) + The critical analysis of discourse (Cap. 3). In: _____ Discourse in late modernity: Rethink critical discourse analyses. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
  2. FAIRCLOUGH, Norman. Introduction + Texts, social events and social practices ( 2, p. 21-38). In: _____ Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003, p. 21-38.
  3. RESENDE, Viviane de Melo. Perspectivas latino-americanas para decolonizar os estudos críticos do discurso. In: RESENDE, V. M. Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019, 19-46.
  4. VIEIRA, Viviane Cristina. Perspectivas decoloniais feministas do discurso na pesquisa sobre educação e gênero-sexualidade. In: RESENDE, V. M. Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019, 83-111.
  5. GOMES, Maria Carmen Aires. Propondo uma abordagem de análise de discurso crítica generificada. In: GOMES, M. C. A.; VIEIRA, V. C.; CARVALHO, A. B. Práticas sociais, discurso, gênero social: explanações críticas sobre a vida social. Curitiba: Appris, 2020, 77-100.