Ementa Análise Textual com Iramuteq
Análise Textual com Iramuteq
Docente Responsável: Profa. Dra. Lucy Oliveira (UFSCar)
Docente auxiliar: Eduardo Felipe Pagnan Vieira (DeCoS/UFSCar)
Carga: 15 horas
Proposta:
Esse curso visa introduzir a análise textual e de conteúdo a partir do uso do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Para tanto, o curso estará dividido em três partes: i) a diferenciação entre Análise de Conteúdo e Análise Textual e as possibilidades de combinação entre elas; ii) o uso do software Iramuteq e as bases estatísticas de suas análises; iii) o Iramuteq como suporte computacional para análise de texto/conteúdo. Os encontros contarão com parte teórica e prática e ao final do curso será proposta a elaboração de uma atividade final onde os participantes possam construir pesquisas que possam utilizar os métodos e a ferramenta estudados.
Tópicos abordados nas aulas:
- Análises qualitativas e quantitativas de texto: relações entre Análise de Conteúdo e Análise Textual;
- A importância da linguagem e do desenho de pesquisa para a análise de textos;
- A pergunta, o corpus e a preparação do material;
- Análise estatística textual: quais os principais modelos utilizados no Iramuteq
- Iramuteq: instalação, apresentação e funcionalidades
- Testes Multivariados
- Combinando pesquisa qualitativa e quantitativa a partir do Iramuteq
Referências bibliográficas:
CAMARGO, B. V; JUSTO, A.M. Tutorial para uso do software de análise textual Iramuteq. 2016. Disponível em http://www.iramuteq.org/documentation
LOUBÈRE, L.; RATINAUD, P. Documentation IraMuTeQ – 0.6 alpha 3 version 0.1. 2014. Disponível em: htpp://www.iramutec.org
MARCHAND, P; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primaire socialistes pour l’election présidentielle française. In: Actes de 11eme Journées Internationales d’Analyse Statistique des Donées Textuelles. Liège, Bélgica, 2012.
REINERT, M. Alceste: une méthodologie d’analyse des donées textuelles et une application. In: Bulletin de méthodologie sociologique. v. 28. p. 24-54. 1990.
SALEM, A. Tutoriels pour l’analyse textométrique. Disponível em: http://lexicometrica.univ-paris3.fr/numspeciaux/special8/tutoriel1.pdf
SAMPAIO, R; LYCARIÃO, D. Eu quero acreditar! Da importância, formas de uso e limites dos testes de confiabilidade na análise de conteúdo. In: Sociologia e Política. v. 26, n. 66, jun. 2018. p. 31-47.