O Núcleo de Acolhimento e Diálogo da FAFICH (NAD) propicia acolhimento humanizado e escuta ativa a toda a comunidade da UFMG: estudantes, estagiários, servidores (técnico-administrativos e docentes) e trabalhadores terceirizados da universidade.
Acolhimento
É uma “resposta de apoio humano a uma pessoa que esteja sofrendo e que possa precisar de apoio (OMS, 2015:03) ”.
Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítimo e singular. Valorizar as particularidades do indivíduo, e solidarizar-se com ele. É estar aberto e atento para receber a fala, os gestos, emoções, inquietações, desabafos e incertezas. Sem a arrogância do julgamento, ou a prepotência de ter a solução.
Na política de Humanização do SUS, o acolhimento não se restringe a um espaço de recepção de pessoas, mas implica dar aos atores a oportunidade de alcançar mudanças nos seus processos de trabalho.
Escuta ativa
A escuta ativa é buscar compreender o que o outro quer transmitir. É mergulhar na conversa, abrir a porta para uma conexão emocional e, assim, criar cumplicidade e sintonia. É um esforço intencional para compreender o outro, suspendendo qualquer julgamento, com atitude acolhedora, aberta, imparcial e, portanto, empática, respeitosa e humilde.
Essa forma de escuta visa à inclusão e à permanência. Ela auxilia estudantes e servidores a caminhar e viver na UFMG sem que isso implique em sofrimento imposto por condições que não precisarim existir — solidão, desinformação, individualismo, competitividade predatória, produtivismo, autoritarismo, glamourização do excesso de trabalho, naturalização da exaustão, entre outras.
Quando procurar um núcleo de escuta?
- Quando você se encontrar em situações de sofrimento por demandas ou condições que impactam sua vida acadêmica e laboral
- Quando você precisar de ajuda para encontrar os encaminhamentos institucionais adequados para lidar com dificuldades enfrentadas na universidade — sejam acadêmicas ou laborais
- Ao perceber que um outro membro da comunidade se encontra em sofrimento, ou que se beneficiaria de diálogo e acolhimento para lidar com situações associadas à vida na universidade
O NAD não presta tratamento psicológico
Os núcleos e escutas propiciam acolhimento humanizado e escuta ativa, visando a inclusão e a permanência da comunidade.
A UFMG oferece outros canais de atendimento psicoterapêutico especializado, inclusive para emergências, disponíveis no link a seguir:
Como buscar atendimento?
Caso você precise de alguém para conversar, desabafar, e buscar saídas possíveis, meu nome é Janaína, coloco-me à disposição para ouvir e dar os encaminhamentos necessários.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, preferencialmente de forma presencial, na sala F-1029. Se for necessário, o atendimento e seu agendamento também podem ocorrer por endereço eletrônico ou telefone:
🫂 Presencial
📺 Videoconferência
📞 3409-5049
✉️ nad@fafich.ufmg.br
Caso prefira o acolhimento presencial, sugere-se o agendamento para garantir seu atendimento. Se preferir, ainda, podemos falar por videoconferência. Basta agendar e enviar um convite pela plataforma que preferir. Sinta-se à vontade. Terei o maior prazer em te acolher.
Outros canais de atendimento
Plantão psicológico da UFMG (SPA)
Atendimento psicológico à comunidade, sem agendamento prévio. Basta comparecer às 3ªs e 5ªs, de 11h30 às 14h30, na sala 2066 da FAFICH.
Contatos: (31) 3409-5070
E-mail: palantaopsi@gmail.com
Lista de canais de atendimento da UFMG
Lista de serviços e iniciativas de atendimento disponíveis na UFMG.
Inclui serviços para casos de emergência, apoio a terceiros, acolhimento e escuta e atendimento psicoterapêutico.
Assistência à saúde da FUMP
Estudantes níveis I, II e III assistidos pela Fump podem buscar apoio nos serviços da Fundação, disponíveis em Belo Horizonte e Montes Claros.
Contatos: (31) 3409-8401 / (31) 3409-8470 / (38) 3213-9867 / (38) 2101-7926
Centro de Valorização da Vida
O CVV atende gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O atendimento funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana, via chat, telefone ou e-mail.
Telefone: 188
Projeto SERvindo (CHPMINAS)
Serviço do CHPMINAS, voltado para pessoas que não possuem condições de arcar com os custos integrais de um processo de psicoterapia.
Centro de Referência em Saúde Mental
A rede municipal de Belo Horizonte possui CERSAM em todas as regiões da cidade. Eles funcionam de 7 às 19h, todos os dias.
Rede de Atenção Psicossocial
O serviço do RAPS faz parte da Política de Saúde Mental de BH. Locais e modalidades de atendimento são diversos, acionados pelos projetos terapêutico individuais.