Acontecimentos que (nos) afetam: crises, conflitos e resistências

O GRIS/UFMG (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais) convida para o V Encontro da Rede de Pesquisa Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas, que reúne pesquisadoras/es de 11 instituições brasileiras (UFMG, PUC Minas, UEMG, UFMT, UFOP, UFPA, UFPB, UFPI, UFSC, UFV, UNIR). O evento tem como tema “Acontecimentos que (nos) afetam: crises, conflitos e resistências” e propõe o debate sobre os conflitos e os enfrentamentos que vêm atravessando o mundo contemporâneo.

Ao longo da programação, o encontro contará com mesas-redondas e apresentação de trabalhos sobre o tema, acontecimentos e figuras públicas.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2024, no Auditório do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para participar do evento, é necessário se inscrever no formulário online.

A programação segue abaixo:

Dia 25 de abril

9h:OO – MESA-TEMÁTICA DE ABERTURA

9h40 – Guerra de Gaza: identidade / alteridade de palestinos e judeus.
Vera França (UFMG) e Chloé Leurquin (UFMG)

10h30 – Celebridades, memória e biografia: tempos de viver, tempos de ver.
Denise Prado (UFOP) e Frederico Tavares (UFOP)

13h:30 – MESA-TEMÁTICA 1

13h40 – Autenticidade, eufemismo para o ódio? A normalização da violência por figuras públicas de direita.

Henrique Mazetti (UFV)

14h20 – Enquadramentos do 08 de janeiro: uma análise comparada dos documentários da TV Folha e da Globonews.
Mareio Serelle, Ercio Sena e Nara Scabin (PUC Minas)

16h:00 – MESA-TEMÁTICA 2

16h10 – Extrema direita e ideologia: a construção discursiva do populismo nos discursos de posse de Milei e Bolsonaro.
Rodrigo Daniel Levoti Portari (UEMG) e Bruno Bernardo Araújo (UFMT)

16h50 – Chega: a ideia e o líder da extrema direita de Portugal.
Pedro Pinto de Oliveira (UFMT)

Dia 26 de abril

8h:00 – MESA-TEMÁTICA 3

8h10 – Rastros de acontecimentos na produção cultural e interculturalidades em figuras públicas indígenas nas redes.
Ricardo Duarte (UFV) e Lívia Barroso (UFPI)

8h50 – Acontecimento e seu poder hermenêutico: reverberações do discurso de Lula na COP28.
Paula Simões (UFMG) e Dôuglas Ferreira (UFMG)

10h:30 – MESA-TEMÁTICA 4

10h40 – O que Luciano Huck faz na Amazônia? Enquadramentos midiáticos de um apresentador de TV no debate climático-ambiental.
Rafael Barbosa Fialho Martins (Universidade Federal de Juiz de Fora)

11h20 – “Eu vou tomar um tacacá com Joelma”: regionalidades e divatização como contrafluxos das diferenças.
Mariana Ramalho Procópio Xavier (UFV) e Maurício João Vieira Filho (UF JF)

14:00 – MESA-TEMÁTICA 5

14h10 – Violência doméstica e reverberações do acontecimento: o caso Ana Hickmann.
Terezinha Silva (UFSC) e Rayza Sarmento (UFPA)

14h50 – Livramento ou esperança? Acontecimento, amor e ódio por Neymar Jr.
André Melo Mendes (UFMG) e Raquel Dornelas (UERJ)

15h30 – O que há de previsível na imprevisibilidade da morte? O caráter acontecimental de Taylor Swift e os megaeventos no Brasil.
Mariana Gonçalves e Dayana Barboza (UFMG)

16:40 – ENCERRAMENTO

17:20 – 18:20 – V REUNIÃO ANUAL DOS MEMBROS DA REDE