Como proceder para formalizar o estágio?

A formalização de Estágio não Obrigatório para o curso de graduação em Jornalismo da UFMG ocorre por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da universidade. O processo é feito e acompanhado pelo professor supervisor de estágio que, junto à Coordenação do curso, compõe a comissão de estágio, responsável por validar o contrato, conferir dados acadêmicos e assinar o termo representando a UFMG.

Para que seu processo seja aberto e assinaturas feitas com agilidade, LEIA ATENTAMENTE TODAS ORIENTAÇÕES AQUI RELACIONADAS.

Professor Supervisor de Estágio em 2024/1: Felipe Viero (estagiojornalismoufmg@gmail.com – atendimento por e-mail às segundas e quintas-feiras)

Coordenadora do Curso: Profª. Vanessa Cardozo Brandão nomeada pela portaria nº 630 de 25/01/2023

COMO FORMALIZAR O ESTÁGIO?

PASSO 1

Discentes devem se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informação. Em seguida, enviar um email com dados e documentos obrigatórios para iniciar processo para Comissão de Estágio do curso de Jornalismo: estagiojornalismoufmg@gmail.com (enviar sempre com cópia para jornalismo@fafich.ufmg.br e escrever no assunto Comissão de Estágio do e-mail), demandando a formalização de Estágio não Obrigatório e anexando os seguintes documentos em formato editável:

Termo de Compromisso Estágio

Plano de Atividades

A mensagem deve conter: Nome completo e número de inscrição discente na UFMG, histórico de integralização emitido pelo aluno na data de solicitação do estágio à comissão, além de email de contato da representação legal da empresa/instituição e da supervisão de estágio (Ambos devem possuir cadastro no SEI-UFMG)

Para informações de cadastro, consulte: Manual do Usuário Externo

Neste passo, não há necessidade de assinaturas, que serão inseridas via SEI apenas após a conferência da comissão de estágio de toda documentação.

A Comissão de Estágio analisará documentos com, NO MÁXIMO, 30 dias de retroatividade

PASSO 2

A Comissão de Estágio do Curso de Jornalismo analisará os documentos tendo como base a Lei de Estágio, as diretrizes da UFMG e a resolução específica do Colegiado para este fim.

PASSO 3

A Comissão de Estágio criará um processo específico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para que discente e representantes da empresa assinem digitalmente os documentos.

ATENÇÃO: discentes não devem abrir processos de estágio no SEI, apenas a comissão de estágio realiza tal procedimento, informando a todas partes sobre assinatura quando o processo estiver com a documentação corretamente preenchida e completa.

ÚLTIMA FASE  Coordenação de Estágio e Coordenação do Curso assinam os documentos e liberam o processo.