Projeto de Extensão
Um curso pré-Enem que funciona na Fafich, destinado ao público externo interessado em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio para ingresso na universidade.
O horário das aulas é de segunda à sexta, das 18h30min às 22h30min, e sábados, pela manhã.
Contato:
Frank – 31 99816-6729
E-mail: fklxavier@gmail.com
As mensagens também podem ser enviadas para: https://www.facebook.com/humanizarfafich/

FILOSOFIA NA PRAÇA: QUEM TEM MEDO DAS CIÊNCIAS?

Transpondo os limites da sala de aula e propondo uma discussão transdisciplinar, o projeto de extensão Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, com apoio do Espaço do Conhecimento UFMG, objetiva oferecer cursos de extensão de filosofia para a comunidade em geral.

No primeiro semestre de 2020, sob o título Quem tem medo das Ciências? e à luz de diferentes perspectivas teóricas e de situações contemporâneas no Brasil e no mundo, vamos discutir as relações entre Filosofia, Arte e Ciências Humanas e Exatas, tendo como fios condutores os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação, analisando-os segundo autores clássicos como Aristóteles, Galileu, Dante, Brecht, Kant, Popper, Quine, entre outros. A análise será feita ao longo de quatro módulos, que, embora possuam uma conexão entre si, podem ser cursados separadamente.

A cada semestre, a programação, constituída de módulos independentes, porém interconectados por meio de um tema específico comum, visa a refletir sobre questões relevantes da cultura contemporânea, tais como Conhecimento e Arte, Éticas Filosóficas, Teorias da Ciência, Mito e Filosofia, Antropologia Filosófica, Teorias da Ação, o espaço urbano como desafio à reflexão filosófica etc.

O nome do projeto, Filosofia na Praça, criado em 2013, foi inspirado na prática do filósofo grego Sócrates, que dialogava com toda e qualquer pessoa no espaço público do mercado e da praça, na cidade de Atenas, e teve uma vida dedicada ao exame de conceitos, valores e crenças ligados a todos os aspectos do conhecimento humano. A praça (agorá, em grego) era um espaço aberto, no centro da cidade, a ser ocupado por toda a população, para as mais diversas atividades. Por meio desse projeto, acreditamos, como o mestre de Platão, que a filosofia também possui, aqui, na praça, sua utilidade e seu lugar.

Programação

Módulo 1 –  Cosmologias filosóficas e suas apropriações poéticas
Datas: 11, 18 e 25 de março, e 1 de abril de 2020

Módulo 2 –  Ciência, crítica e esclarecimento

Datas:  8, 15, 22 e 29 de abril de 2020

Módulo 3 – Aspectos da Revolução Científica

Datas: 6, 13, 20 e 27 de maio de 2020

Módulo 4 – Uma lógica da desinformação

Datas:  3, 10, 17 e 24 de junho de 2020

As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, no Espaço do Conhecimento UFMG. O curso ocorre entre 11 de março a 24 de junho de 2020. As inscrições para cada módulo (R$ 165,00) ou para o curso completo (R$ 595) podem ser feitas pelo site da Fundep, no item cursos de Extensão.

Organização:

Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Coordenadora)
Romana Almeida Guimarães (Monitora)

Para inscrições, acesse a página de cursos da FUNDEP
Para mais informações, acesse  Departamento de Filosofia ou o evento Filosofia na Praça no Facebook
Dúvidas, envie um e-mail para filosofianapraca@gmail.com.

Últimas Notícias

Ver todos >