Enade

| Enade 2018

Em 2018, os alunos do curso de Gestão Pública participaram do Enade, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do ensino superior brasileiro.

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Os Indicadores Qualidade da Educação Superior gerados a partir do Enade são os seguintes: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Cada um desses indicadores possui diversos componentes. Os componentes do Conceito Enade e IDD são: a) área de enquadramento do curso no Enade; b) quantidade de estudantes concluintes inscritos e participantes com resultados válidos no Enade para fins de avaliação; c) desempenho médio obtido por estudantes concluintes nas questões de Formação Geral e nas questões do Componente Específico da prova; e d) quantidade de estudantes concluintes participantes do Enade com nota do Enem considerada no cálculo do IDD. Os componentes do CPC são: a) respostas obtidas por meio do Questionário do Estudante do Enade sobre infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional; b) quantidade de estudantes que responderam ao Questionário do Estudante do Enade; c) corpo docente e número de matrículas na graduação, considerando o ano do ciclo avaliativo do Enade.

Os resultados da participação do curso de Gestão Pública no Enade 2018 são bastante positivos, embora sinalizem para a necessidade de continuarmos trabalhando para seu aprimoramento. Entre os 61 cursos da área de Administração Pública que participaram da prova, o curso de Gestão Pública obteve, no indicador Conceito Enade, a pontuação 4, classificando-se em 5º lugar. No indicador IDD, a pontuação obtida foi 3, classificando-se em 20º lugar. No CPC, a pontuação obtida foi 4, classificando-se 7º lugar.

O detalhamento desses indicadores e respectivas análises encontram-se nos relatórios do INEP, disponíveis em: http://portal.inep.gov.br/relatorios

Tendo em vista os resultados do Enade 2018, o curso de Gestão Pública da UFMG foi agraciado pelo Conselho Regional de Administração Pública de Minas Gerais com o certificado de Honra ao Mérito. Agradecemos esse reconhecimento!

Honra ao Mérito Reconhecimento do CRA-MG ao curso de Gestão Pública

Regulamentação do Enade 2018: