O Gestor Público

| O gestor público é um profissional estratégico dentro das instituições em que atua. Com uma formação multidisciplinar, ele está capacitado para ocupar cargos em órgãos governamentais federais, estaduais e municipais, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como em instituições nacionais e internacionais voltadas para o interesse público.

A formação multidisciplinar do gestor público inclui os instrumentos teóricos e metodológicos que permitem o estudo e a compreensão de processos políticos, além da formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

A demanda por esse profissional tem crescido porque o Estado vem expandindo cada vez mais seu escopo de atuação para o enfrentamento de problemas cada vez mais complexos, em cenários que exigem transparência, democratização e direcionamento para o interesse público. Tendo por referência esse cenário, o curso pretende desenvolver nos discentes competências e habilidades para:

• Reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;
• Apresentar soluções para processos complexos, inclusive de forma preventiva, mediando interesses e liderando programas, projetos ou ações voltadas para sua implementação;
• Desenvolver consciência quanto às implicações éticas do exercício profissional, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável à sua atuação;
• Analisar e participar, em diferentes graus de complexidade, do processo de tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;
• Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com métodos quantitativos e qualitativos na análise de processos econômicos, sociais, políticos e administrativos;
• Expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação e às comunicações interinstitucionais;
• Ter iniciativa, criatividade, determinação e abertura ao aprendizado permanente e às mudanças.