Estrutura curricular

| Estrutura curricular

Com a aprovação da Resolução 01 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2014, o curso de Gestão Pública passou a ser regulamentado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Administração Pública, que abrangem o campo multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao Estado, ao Governo, à Administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão Social e à Gestão de Políticas Públicas.

O alinhamento do curso a essa normatização ocorreu no segundo semestre de 2015, com a implantação de uma nova estrutura curricular. Além das DCN, a estrutura curricular implantada em 2015/2 incorpora os parâmetros estabelecidos na normatização federal e interna da UFMG que regulamenta os cursos de graduação, em especial a que estabelece conteúdos referidos às Relações Étnico-raciais, Educação Ambiental e Direitos Humanos (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, e Resoluções nº 1, de 17 de junho de 2004, e nº 1, de 30 de maio de 2012, ambas do CNE).

A estrutura curricular 2015/2 possui carga horária mínima de 3.000 horas (200 créditos), a serem cumpridas em disciplinas obrigatórias e optativas e Atividades Integradoras de Crédito (AIC), oferecidas pelo Departamento de Ciência Política (DCP), Departamento de Economia, Departamento de Sociologia, entre outros. As disciplinas distribuem-se em três eixos: Fundamentos Teóricos-conceituais, Fundamentos para Análise, Conhecimento Aplicado.

O curso possui dois percursos: Bacharel em Gestão Pública com Formação Livre; Bacharel em Gestão Pública com Formação Complementar Aberta (FCA) e Formação Livre. Ambos os percursos são constituídos por disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas.