Apresentação

| Apresentação

O curso de graduação em Gestão Pública é um curso noturno, criado no âmbito do Plano de Reestruturação e Expansão das universidades (Reuni). Teve sua primeira turma formada em 2009. Compõe o “Campo de Públicas”, junto com outros cursos que são regulamentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Administração Pública, aprovadas em 2014.
A criação do curso de Gestão Pública foi motivada pela compreensão de que as mudanças na organização do Estado e a complexificação das relações sociais, ocorridas nas últimas décadas, requerem dos governos e instituições públicas o desenvolvimento de políticas públicas complexas, destinadas ao enfrentamento dos problemas sociais, entendidos como multidimensionais e multicausados. Entende-se que a formulação e implementação eficiente, eficaz e efetiva dessas políticas, assim como o processamento eficaz e ético das outras atividades típicas da administração pública, dependem de um novo tipo de profissional – o gestor público -, cujo âmbito de atuação ultrapassa a concepção restrita do funcionário público e até mesmo de burocrata especializado.
Em 2012, o curso de Gestão obteve a nota máxima na avaliação do MEC (cinco) e, no segundo semestre de 2015, teve sua estrutura curricular reformulada para adequação às novas DCN.