A 28ª Semana do Conhecimento da UFMG é um evento anual promovido pela Universidade com participação de docentes, discentes e servidores técnicos administrativos em educação, e integra as atividades da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A temática deste ano, “Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável”, reitera que “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” são requisitos indispensáveis para a sustentabilidade e a redução das desigualdades. Nesse ano foram expostos cerca de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e a extensão.
Como parte integrante da Semana do Conhecimento foi realizada a 28ª Semana da Iniciação Científica, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2019, em que mais de 1700 estudantes de graduação expuseram suas produções científicas em todas as Unidades da UFMG. O L@gir teve sua participação no evento. Edson Ghazzaoui e Daniel Jorge apresentaram na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) o pôster “Concepções de profissionais sobre formação para o apoio matricial em Belo Horizonte-MG”, construído coletivamente por integrantes do grupo de pesquisa, respectivamente Ana Beatriz Viana, Beatriz Boonen, Fabrícia Tavares e Thayna dos Santos, com orientação da profª Cláudia Maria Filgueiras Penido.
O XXII Encontro de Extensão, que também faz parte da Semana do Conhecimento da UFMG, aconteceu no período de 14 a 18 de outubro. O Encontro é tido como uma oportunidades dos discentes compartilharem, através da sua apresentação, as atividades desenvolvidas na ação de extensão da qual participa. Um projeto de extensão é uma ação contínua de caráter dialógico, social e interdisciplinar, e tem por diretriz a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esta é uma forma da Universidade coproduzir e ofertar serviço à comunidade de forma ampla. O L@GIR pôde contribuir para o encontro através da apresentação do trabalho: “Rodas de Conversa como potencial dispositivo de Educação Permanente de Saúde”, ligado ao projeto de extensão: “Apoio Matricial: estratégias de Educação Permanente em Saúde para apoiadores e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte- MG”. O trabalho foi realizado por alguns dos integrantes do projeto de extensão, Lira Gazzola Barbosa, Barnardo Wilke e Julia Costa Oliveira, sob orientação da Profª. Cláudia Maria Filgueiras Penido e conquistou o 5º lugar dentre os 31 trabalhos apresentados na Unidade.