Descrição: Evento realizado pela primeira vez em 2004 e transformado, posteriormente, em anual, apresenta temáticas específicas e variadas, com o objetivo de diminuir a distância existente entre a formação acadêmica e as práticas profissionais efetivamente desenvolvidas nos campos da saúde coletiva e da saúde mental, nos setores público e privado.
Histórico: O Simpósio teve início em 2004, com caráter interno à UFMG e envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação. De lá para cá, o evento cresceu muito e adquiriu até mesmo nível internacional na sua última edição, que ocorreu concomitantemente com o Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa e Intervenção. Com a criação da Abrasme, em 2007, que teve origem no GT de Saúde Mental da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e da qual a proponente é membro fundadora e atual vice-presidente, o evento passou a ser realizado em parceria com essa entidade.
Edições:
• I Simpósio de Saúde Mental: “A Loucura atrás dos Muros da Universidade”.
• II Simpósio de Saúde Mental: “Agindo para além do Escrito”.
• III Simpósio de Saúde Mental: “Pesquisar e Intervir para Transformar”.
• IV Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental: “Contra os Excessos de Teoria ou de Prática: uma interlo(u)cução”.
• V Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental: “Caminhos e Descaminhos da Reforma Psiquiátrica Brasileira: 10 anos da Lei 10.216/2001”.
• VI Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental: “A Formação, a Pesquisa e a Intervenção no Agir em Saúde”.