Coordenadora: Cassandra Pereira França.
Objetivo geral: O projeto de extensão em interface com a pesquisa CAVAS (Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual) pretende se tornar uma referência na pesquisa sobre o abuso sexual infantil em Minas Gerais, propiciando o conhecimento dos diversos serviços e programas de assistência à criança e ao adolescente do estado.
Objetivos específicos:
- Possibilitar a continuidade e a integração das pesquisas acadêmicas da graduação, mestrado e doutorado.
- Fortalecer vínculos de pesquisa com outros departamentos da UFMG que tenham interesse nessa temática multidisciplinar, por exemplo, os departamentos de Ciências Sociais e Direito.
- Abrir um espaço científico em uma instituição universitária federal, através de congressos, jornadas, seminários e oficinas de capacitação para o congraçamento de agentes sociais cuja intervenção profissional esteja focada ou envolvida de alguma forma com esse problema social tão grave: o abuso sexual de menores.
- Constituir mais um núcleo de tratamento na rede atualmente disponível na cidade de Belo Horizonte para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O atendimento psicoterápico tem uma proposta preventiva: diminuir o risco de que crianças e adolescentes abusados possam desenvolver, futuramente, quadros de condutas antissociais, promiscuidade e uso de drogas.
- Levantar contribuições teórico-técnicas acerca de intervenções mais adequadas ao tratamento psicoterápico dos casos de violência e abuso sexual.
Frentes de atuação:
- Uma linha de pesquisa ligada ao Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@GIR).
- Um programa de atendimento psicológico a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, realizado junto ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia, que pretende não só aproveitar a qualificação de nossos ex-alunos, como também investir no aperfeiçoamento clínico dos recém-formados.