
Essa é a marca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Sua forma completa é composta pela sigla (Fafich) e pela assinatura (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas).
As aplicações, sempre que possível, devem ocorrer em conformidade com as orientações desta página, que também disponibiliza a marca nos principais formatos eletrônicos contemporâneos.
Não é recomendável o redesenho manual ou automatizado (IA, image trace etc). Caso os formatos disponíveis não sejam adequados a um determinado tipo de aplicação, é possível solicitar o arquivo desejado à assessoria de comunicação da Fafich, via e-mail (assessoria-comunicacao@fafich.ufmg.br).
Espaçamento mínimo
Recomenda-se manter uma distância mínima (x) entre a marca e outros elementos visuais, como bordas de páginas, menus e grafismos, equivalente à largura da letra “H” da sigla. Diferentes manuais chamam esse tipo de espaço de “respiro”, “arejamento”, “guarda” e nomes afins. A ideia é a mesma: reservar um espaço equivalente ou, sempre que possível, maior que a área mínima x.

Variações de forma e cor
A marca da Fafich suporta variações, para facilitar sua aplicação em contextos diversos sem que ocorra descaracterização. Contudo, recomenda-se o uso das versões padronizadas abaixo.
A assinatura pode aparecer de mais de uma maneira. Ela também pode ser omitida quando a sigla “Fafich” já é conhecido pelo público e em formatos muito pequenos, nos quais a legibilidade da assinatura ficaria prejudicada. Em casos extremos, como ícones de aplicativos e sites, é possível utilizar separadamente a “estrela”.
As cores utilizadas na marca também podem ser adequadas dentro dos limites deste manual. A aplicação primária é feita conforme tons de vermelho e preto idênticos àqueles usados na marca da UFMG:
Vermelho | Preto | |
CMYK | 0 100 100 15 | 0 0 0 100 |
Pantone | 186 | Black |
RGB | 200 16 46 #C8102E | 0 0 0 #000000 |
Entretanto, nem sempre é possível aplicar tais cores, seja por questão de legibilidade ou por limites técnicos à impressão. Nesses casos, recomenda-se a aplicação em “negativo”, ou seja, em preto ou branco:
Aplicação junto a outras marcas
A aplicação da marca da Fafich junto à marca UFMG segue os padrões de marca da Universidade. Conforme as normas apresentadas pelo Cedecom:
“Em caso de aplicação com Órgãos da Reitoria, Unidades, Órgãos de Unidades e marcas externas, a ordem, da direita para a esquerda, deverá ser a seguinte:

Caso o material seja para veiculação interna em uma Unidade, o logotipo da UFMG pode ser suprimido.”
APLICAÇÕES inadequadas
Deve-se evitar alterar os arquivos padronizados da marca da Fafich por meio de efeitos, distorções de proporção, alterações nas cores, aplicação de texturas etc.
Arquivos
Todas as variações descritas acima estão disponíveis nos arquivos abaixo, em formato PNG. Caso seja necessária alguma outra composição ou formato de arquivo, solicite o arquivo desejado à assessoria de comunicação da Fafich, via e-mail (assessoria-comunicacao@fafich.ufmg.br).