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Orientações para uso do Microsoft Teams e Office 365 versão Educação

Instruções para alunos, docentes e técnicos-administrativos

Quanto às soluções disponíveis para aulas síncronas, reuniões por teleconferência, palestras, defesas de dissertações e teses, informamos que a UFMG conseguiu o acesso à plataforma online Office 365 da Microsoft, o que inclui o Microsoft Teams para o uso em aulas (ERE).

Para ter acesso, todos os usuários deverão se cadastrar utilizando o endereço do Minha UFMG, ou seja, com endereço de correio “@ufmg.br“. Siga os passos abaixo:

Microsoft Office 365 – Criação de nova conta

Clique no link abaixo para ter acesso ao guia (aquivo PDF) de criação de nova conta

Roteiro para criar uma conta no Microsoft Office 365 Education da UFMG

ATENÇÃO: Grande demanda de cadastro ocasionou atraso no envio do código. Favor verificar também a caixa de spam do seu e-mail.
*** O envio é feito diretamente pela Microsoft.

Obs:
1. Apesar de utilizar o e-mail da UFMG (ex: loginminhaufmg@ufmg.br), é
necessário o cadastro na plataforma Office365. 

As senhas não são as mesmas, sendo assim, a modificação da senha no Minha UFMG não implica também na mudança na senha do Office 365 e vice e versa.

A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 na modalidade OnLine (Word, Excel, PowerPoint e OneNote).

O Teams é a solução de teleconferência da Microsoft. A DTI estuda formas para automatizar a criação de contas e de turmas, como ocorre com o moodle, mas isso não estará disponível antes do início das aulas da graduação em 03/08/2020.

  • O serviço Conferência Web da RNP continua disponível e pode ser usado para reuniões, defesas e palestras (webinars). Pedimos aos professores que evitem seu uso para aulas síncronas. No início desse período de isolamento tivemos problemas com a restrição da RNP sobre o número de salas disponíveis (20). Conseguimos dobrar esse número, mas as 40 salas são sempre alocadas por ordem de chegada – não há formas de reservar uma sala com garantias. Até por esse motivo, a RNP reconheceu que esse recurso não deve ser usado para aulas remotas. 
  • A DTI está em negociação com a Google para adotarmos também a solução GSuite for Education, que inclui o Google Meets. O trâmite se mostrou mais complexo que no caso do Office 365, então ainda não temos um prazo definido para que ele se torne disponível. 

Além desses, existem outras soluções, como Jitsi, Google Meets (versão pessoal), Zoom, Cisco Webex e GotoMeeting, entre outras. O setor de informática não tem como oferecer suporte específico para elas, mas não há políticas institucionais que impeçam seu uso neste momento.

Orientações gerais

Guias rápidos para docentes e ministradores

O portal de Integração Docente (https://www.ufmg.br/integracaodocente/) pode servir como ponto de orientação para obtenção de outras informações, como webinars, cursos, tutoriais e guias.

Link – Preparação de Aulas Online

Criação de sala de video-conferência do TeamsTeams.

Como resolver alguns tipos de problemas

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