Estágio

O estágio no curso de Relações Públicas é obrigatório, é regulamentado pela Resolução 002/2019 e possui as seguintes características:

  • É uma oportunidade de aprendizado para o estudante e faz parte das atividades obrigatórias para o curso de Relações Públicas (a natureza do contrato de estágio pode ser “obrigatória” ou “não-obrigatória”).
  • Deve contemplar um plano de atividades que descreva ações realizadas pelo estudante na área de Relações Públicas.
  • A carga horária máxima do estágio é de 30 horas semanais e poderá ser eventualmente alterada para não prejudicar o bom aproveitamento do discente no curso (caso de provas ou comparecimento à Comissão de Estágio, por exemplo).
  • O estágio é acompanhado pela Comissão de Estágio de forma conjunta com a Coordenação de Curso.
  • A Comissão de Estágio é responsável por aprovar o plano de atividades proposto ao início do estágio, receber e avaliar os relatórios parciais e finais.
  • As atividades didáticas do estudante são prioritárias e a participação e aproveitamento do discente no curso não podem ser prejudicadas pela participação no estágio.

Sobre os instrumentos jurídicos que regem as atividades do estágio, consulte:

a cartilha sobre a lei de estágio e a íntegra da Lei do estágio: LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

 

COMISSÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Professor Supervisor: Profº. Daniel Reis Silva

Horário de Funcionamento da Comissão de Estágio (1o semestre de 2020)

– Todas as quintas-feiras

– Horário: das 13h às 14h

– Local: plataforma Teams

Procedimentos para iniciar a realização do estágio

Participou de um processo seletivo de estágio e foi aprovado? Parabéns! Agora você precisa providenciar a documentação até no máximo 30 dias após o início do seu estágio.

 

Passo 1 – Documentos e Cadastro no SEI
Os discentes devem se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), assim como os representantes da empresa.

Para informações de cadastro, consulte o MANUAL DO USUÁRIO EXTERNO DO SEI (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)
Em seguida, o discente deve enviar, por meio do Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas , a solicitação de formalização do estágio, anexando os seguintes documentos em formato editável (.doc ou equivalente):
Termo de Compromisso (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)
Plano de Atividades (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)

Passo 2 – Análise dos documentos
A Comissão de Estágio do Curso de Relações Públicas analisará os documentos, a partir da Lei de Estágio, das diretrizes da UFMG e da resolução específica do Colegiado para este fim.

 

Passo 3 – Abertura de processo e assinatura
A Comissão de Estágio criará um processo específico no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para que discente e representantes da empresa assinem digitalmente os documentos. Quando o processo for criado, um e-mail será enviado pela Comissão para o discente.

 

Passo 4 – Conclusão do processo
A Comissão de Estágio e a Coordenação do Curso assinam os documentos eletrônicos e liberam o processo.

 

2 – PROCEDIMENTOS DURANTE E APÓS O ESTÁGIO

Em todos os procedimentos abaixo, os documentos devem ser enviados por meio do Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas em formato editável (.doc ou similares).
Atenção: se o estágio foi formalizado ANTES de 08/09/2020, é necessário realizar o cadastro do discente e do responsável pelo estágio no SEI antes do envio dos documentos abaixo.

 

Relatório de Atividades de Estágio: A cada seis meses, enviar RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO. (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)
RESCISÃO: Se o estudante interromper o estágio antes do prazo descrito no Termo de Compromisso, deve enviar o termo de rescisão. (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)
PRORROGAÇÃO DO ESTÁGIO (Termo Aditivo de Compromisso): Enviar o TERMO DE ADITAMENTO. (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)
FINAL DO ESTÁGIO: Ao final do Estágio, o discente deve enviar o RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO. (disponível no Moodle do Colegiado do Curso de Relações Públicas)

APÓS O ESTÁGIO:

É hora de cursar a disciplina obrigatória “Estágio Supervisionado Obrigatório”
A disciplina COM 698 – Estágio Supervisionado Obrigatório tem o objetivo de acompanhar, formalizar e validar os aproveitamentos de estágio desenvolvidos pelos discentes, especialmente os não-obrigatórios, como previsto no currículo do curso.
Sendo assim, indicamos como altamente recomendável a matrícula na disciplina para discentes que estão ou estarão matriculados apenas no quinto período do curso em diante e que:
1 – JÁ FIZERAM ESTÁGIO com a produção de relatório semestral entregue ao colegiado; OU
2 – Realizam estágio no mesmo período em que se matriculou na disciplina e têm a perspectiva de nele permanecer e cumprir, pelo menos, 210 horas. Essa carga horária deve ser completada até 45 dias antes da finalização do semestre letivo.

A disciplina constitui-se em alguns encontros em que são discutidos os aspectos dos estágios realizados. A avaliação do discente na disciplina é feita com base no relatório de atividades de estágio entregue previamente no Colegiado, juntamente com um portfólio e memorial produzido durante a disciplina. Por isso, QUEM NÃO REALIZOU ESTÁGIO antes da disciplina, NÃO deve se matricular nela.