Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é requisito obrigatório para concluir o curso e alcançar o título de bacharel em Relações Públicas pela UFMG. Pode ser realizado a partir de trabalho prático ou monografia. O TCC é realizado ao longo de 3 semestres, devendo o discente se matricular nas seguintes disciplinas e na seguinte ordem: Seminário de Projeto Experimental, Projeto Experimental I, Projeto Experimental II.

O Colegiado de Relações Públicas conduz a realização de Trabalhos de Conclusão de Cursos a partir da resolução COL.RP 005/2018.

Seminário de Projeto Experimental em Relações Públicas

Disciplina Obrigatória ofertada no 6º período do curso.

Ao longo dessa disciplina, o/a discente irá construir o projeto de trabalho prático ou de monografia que será desenvolvido nos próximos dois semestres.

Conforme determinação da Resolução Col.RP 005/2018, a monografia deve ser realizada individualmente e o trabalho prático deve ser realizado em grupo (no mínimo 2 integrantes).

Ao final da disciplina “Seminário de Projeto Experimental” o/a discente deve entregar ao Colegiado a carta de aceite (Baixe aqui) do/da professor(a) que irá orientá-lo/a no trabalho prático ou monografia.

Projeto Experimental I

Disciplina obrigatória ofertada no 7º período do curso.

Espera-se que o aluno desenvolva:

– no caso de monografia: o levantamento bibliográfico, o tratamento de eventual material empírico utilizado e o início da escrita teórico-reflexiva, apresentando, no mínimo, um capítulo ao final do semestre;

– no caso de trabalho prático, o cumprimento, no grupo, da divisão de tarefas, a íntegra de uma primeira versão da fundamentação teórico-conceitual e do planejamento de todas as etapas de execução, bem como uma primeira parte do material (coletas, entrevistas necessárias à execução do trabalho, cadernos de campo, entre outros).

Ao final da disciplina, o professor orientador deve encaminhar por e-mail ao Colegiado de Relações Públicas, uma nota de 0 a 100.

Projeto Experimental II

Disciplina obrigatória ofertada no 8º período.

O trabalho final (monografia ou trabalho prático) deverá ser apresentado e arguido em uma banca composta pelo(a) professor(a) orientador(a), pelo(a) co-orientador(a) (se for o caso) e por pelo menos um arguidor (discente do departamento de Comunicação Social, de outro departamento da UFMG, ou profissional da área de Comunicação Social).

– no caso de monografia: trabalho de pelo menos 72 mil caracteres com espaço;

– no caso de trabalho prático: produto + um relatório técnico-metodológico de pelo menos 30 mil caracteres contendo um memorial descritivo individual de cada discente integrante do grupo.

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA BANCA DE DEFESA

Passo 1: Convidar membros da banca. A partir do aceite, preencher o formulário de composição de banca de TCC (baixe aqui), anexar a comprovação do aceite (pode ser o e-mail de confirmação dos membros da banca) e entregar no Colegiado de RP ou na Central de Atendimento ao Aluno da Graduação (CEAG).

Passo 2: Agendar o local de defesa. O/A orientador(a), ou o/a discente, deve agendar um dos auditórios da FAFICH para a realização da banca. O agendamento é feito no site da FAFICH, ou diretamente com a Gleyce Kelly, na sala 1052 A, ou pelo e-mail: gerencia@fafich.ufmg.br. O auditório deve ser reservado nas datas divulgadas no Calendário Acadêmico.

Passo 3: Imprimir a documentação, que deve ser preenchida pelo(a) orientador(a) e pela banca durante a defesa.

São os documentos:

– Ata de Defesa de TCC (monografia) (baixe aqui)
– Ata de Defesa de TCC (trabalho prático) – (baixe aqui)
– Súmula de Avaliação Discente Individual – monografia (baixe aqui)
– Súmula de Avaliação Discente Individual – trabalho prático (baixe aqui)
– Lista de presença em defesa de TCC (baixe aqui)