Mahfoud, M. e Massimi, M. (2006). Editorial: Conhecer a pessoa em sociedade. Memorandum, 11, 1-7. Retirado em  /   /   , da World Wide Web: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a11/ed11po.htm

Editorial

Memorandum: memória e história em psicologia
Número 11

Conhecer a pessoa em sociedade

Este número da revista eletrônica Memorandum propõe um tema central para a psicologia e das demais ciências humanas: a pessoa em sua relação com a sociedade e alguns específicos percursos metodológicos para assim abordá-la. A importância desta temática torna-se ainda mais evidente diante da consideração do atual contexto sócio-cultural brasileiro e internacional, cujos desafios apontam para a necessidade de reafirmar a centralidade da pessoa. Faz-se mister cunhar alicerces conceituais que possam fundamentar práticas de saúde, educacionais e sociais, bem como decisões políticas orientadas nesta perspectiva. O mundo acadêmico não pode se omitir desta urgência. É sua contribuição dentre as funções e responsabilidades prioritárias.

Os aportes reunidos neste número 11 de Memorandum fornecem promissoras chaves de leitura conceituais acerca da relação pessoa / sociedade, num horizonte interdisciplinar, único adequado para abordar o tema sem incorrer em fáceis reducionismos.

Quanto às possíveis abordagens conceituais ao tema da pessoa na sociedade, temos a contribuição da fenomenologia: A relação pessoa-comunidade na obra de Edith Stein de Achilles Gonçalves Coelho Júnior e Miguel Mahfoud discute as contribuições de Edith Stein para a compreensão da relação pessoa-comunidade como relação de interdependência constitutiva, sendo a pessoa humana apreendida em suas dimensões corpórea, psíquica e espiritual.

Num horizonte interdisciplinar, a antropologia filosófica de matriz fenomenológica oferece instrumentos para considerar a questão da pessoa não apenas como objeto mas também como sujeito do conhecimento: Fenomenologia e ciências humanas: implicações éticas de Angela Ales Bello, após apresentar a estrutura da pessoa humana em suas diversas dimensões (corpo, psique e espírito) e em sua intersubjetividade constitutiva, evidencia ser esta também a estrutura do próprio pesquisador, travando uma reflexão epistemológica acerca das ciência humanas, com particular atenção à ciência psicológica e às questões éticas sobre a pesquisa do sujeito humano.

Ainda num horizonte interdisciplinar, Understanding the human person from the standpoint of the relational sociology de Pierpaolo Donati discute do ponto de vista da sociologia, a conceituação da pessoa como sujeito livre segundo a abordagem do realismo social proposta por Margaret Archer, apontando uma nova modalidade de entender as relações sociais nesta perspectiva.

A questão da pessoa num âmbito tão decisivo para a vida social como o trabalho, é abordada no artigo Subjetivação e sofrimento no trabalho: o "si" que "se" produz na atividade Gilbert Cardoso Bouyer, Laerte Idal Sznelwar, Maria José Birro Costa, onde se discutem meios para lidar com o sofrimento no trabalho envolvendo a adoção consciente, por parte do trabalhador, de certas técnicas voltadas para sua própria interioridade, a construção consciente de sentido para experiências angustiantes e ansiógenas; a valorização do sofrimento e vivências dolorosas e a busca de nova relação consigo mesmo no trabalho.

A história da psicologia e dos saberes psicológicos pode contribuir também ao conhecimento da pessoa em suas relações com a sociedade em diversos tempos e contextos culturais. A inteligência à deriva e a enfermidade social: idéias sobre ser humano e sociedade difundidas em Minas Gerais pelo jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847) de Raquel Martins de Assis, discute concepções de ser humano como pessoa e de sociedade difundidas pelo jornal católico editado por D. Antônio Ferreira Viçoso, publicado no estado de Minas Gerais, Brasil, em 1846 e 1847. Referente à grave problemática psicossocial do abandono na infância e na adolescência – período decisivo para a formação da pessoa – o artigo A infância e a adolescência abandonadas: laudos em processos do judiciário mineiro (1968-1984), de Roselane Martins Cardoso, apresenta uma análise de relatórios, laudos e pareceres profissionais em processos judiciais de 1968 a 1984 envolvendo crianças e adolescentes em situação de abandono em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Traçando um panorama da situação de abandono, identifica idéias psicológicas relacionadas ao tratamento de crianças e adolescentes no âmbito da justiça. De fato, abordar a questão da pessoa não pode ser desvinculado do efetivo cuidado com ela mesma e com as condições de sua formação.

Já referente ao conhecimento da pessoa num contexto cultural bem diverso mas insidente na nossa sociedade ocidental, o artigo O caminho espiritual do corpo: a dinâmica psíquica no karate-do shotokan de Cristiano Roque Antunes Barreira e Marina Massimi explora percursos históricos, técnicos e conceituais dos mais importantes conceitos antropológicos inerentes à arte marcial do karate (kime, sun-dome, zanshin), analisados do ponto de vista fenomenológico através da experiência relatada por mestres.

A memória é uma dimensão específica e decisiva da experiência da pessoa humana e a psicologia tem se dedicado a ela tanto no passado como na atualidade. A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica: aspectos fenomenais e cognitivos,de Gustavo Gauer e William B. Gomes, propõe uma incursão sobre o conceito e a função da memória em diferentes etapas da história das idéias psicológicas, enfocando-o como desempenho de aprendizagem e como experiência de recordar em estudos cognitivistas contemporâneos de memória autobiográfica. Dedicado à consideração das relações entre memória e gênero e ainda numa perspectiva histórica Memórias sobre o feminismo na psicologia: para a construção de memórias futuras de Luísa Saavedra e Conceição Nogueira analisa os estudos de gênero e das posturas feministas na psicologia, ao longo da história até a atualidade.

Por fim, sinalizamos a resenha do livro de Angela Ales Bello, por Mobeen Shahid: Edmund Husserl: to think God, believing in God, destacando a novas contribuições da autora a respeito da pouco conhecida abordagem de Husserl à dimensão religiosa como constitutiva da pessoa.

O conhecimento da pessoa humana implica sua relação com a sociedade e seus desafios decorrentes. Como Maria Zambrano (1958/2003) nos lembra, “não é possível eleger-se a si mesmo como pessoa sem eleger, ao mesmo tempo, os restantes; e eis que os restantes são todos os homens” (p. 174). As possibilidades de conhecimento e cuidados da pessoa merecem preeminente consideração neste momento da história, pois, ainda segundo Zambrano, “a pessoa é o lugar onde o futuro abre passagem” (p. 136).

Referência bibliográfica

Zambrano, M. (2003). Pessoa e democracia. (I. Andrade, Trad.). Lisboa: Fim do século Edições. (Original publicado em 1958).

Miguel Mahfoud
Marina Massimi
Editores
Outubro de 2006.

 
Equipe
Editores
Miguel Mahfoud
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Marina Massimi
Universidade de São Paulo
Brasil
Consultores externos Ad Hoc da Memorandum 11
Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
André Luis Masiero
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Brasil
Marco Aurélio Máximo Prado
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
 
Conselho Editorial
Adalgisa Arantes Campos
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Alcir Pécora
Universidade de Campinas
Brasil
Angela Ales Bello
Pontificia Universitas Lateranensis
Italia
Aníbal Fornari
Universidad Católica de Santa Fé
Universidade Católica de La Plata
Argentina 
Anna Unali
Università La Sapienza
Italia
Antonella Romano
École des Hautes Études en Sciences Sociales
France
Belmira Bueno
Universidade de São Paulo
Brasil
Caio Boschi
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Brasil
Celso Sá
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Brasil
Danilo Zardin
Università Cattolica Sacro Cuore
Italia
Ecléa Bosi
Universidade de São Paulo
Brasil
Francesco Botturi
Università Cattolica Sacro Cuore

Italia
Franco Buzzi
Università Cattolica del Sacro Cuore
Italia
Gilberto Safra
Universidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Brasil
Helio Carpintero
Universidad Complutense
España
Hugo Klappenbach
Universidad San Luis
Argentina
Isaías Pessotti
Universidade de São Paulo
Brasil
Janice Theodoro da Silva
Universidade de São Paulo
Brasil
José Carlos Sebe B. Meihy
Universidade de São Paulo
Brasil
Luís Carlos Villalta
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Luiz Jean Lauand
Universidade de São Paulo
Brasil
Maria Armezzani
Università degli Studi di Padova
Italia
Maria do Carmo Guedes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Brasil
Maria Efigênia Lage de Resende
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Maria Fernanda Diniz Teixeira Enes
Universidade Nova de Lisboa
Portugal
Martine Ruchat
Université de Genève
Suiss
Michel Marie Le Ven
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Monique Augras
Universidade Católica do Rio de Janeiro
Brasil
Olga Rofrigues de Moraes von Simson
Universidade de Campinas
Brasil
Pedro Morande
Universidad Católica de Chile
Chile
Pierre-Antoine Fabre
École des Hautes Études en Sciences Sociales
France
Regina Helena de Freitas Campos
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Sadi Marhaba
Università degli Studi di Padova
Italia
William Gomes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Brasil
 
Conselho Consultivo
Adone Agnolin
Universidade de São Paulo
Brasil
Ana Maria Jacó Vilela
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Brasil
André Cavazotti
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Arno Engelmann
Universidade de São Paulo
Brasil
Bernadette Majorana
Università degli Studi di Bergamo
Italia
César Ades
Universidade de São Paulo
Brasil
Davide Bigalli
Università degli Studi di Milano
Italia
Deise Mancebo
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Brasil
Edoardo Bressan
Università degli Studi di Milano
Itália
Eugénio dos Santos
Universidade do Porto
Portugal
Giovanna Zanlonghi
Università Cattolica del Sacro Cuore
Italia
José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Universidade de São Paulo
Brasil
Marcos Vieira da Silva
Universidade Federal de São João del Rei
Brasil
Maria Luisa Sandoval Schmidt
Universidade de São Paulo
Brasil
Marisa Todeschan D. S. Baptista
Universidade de São Marcos
Brasil
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Brasil
Nádia Rocha
Universidade Federal da Bahia
Brasil
Rachel Nunes da Cunha
Universidade de Brasília
Brasil
Raul Albino Pacheco Filho
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Brasil
Vanessa Almeida Barros
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
 
Apoio
   * LAPS – Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade. Programa de Pós Graduação em Psicologia – UFMG
   * Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas FaFiCH - UFMG  
   * Núcleo de Epistemologia e História das Ciências Miguel Rolando Covian – USP/Ribeirão Preto  
   * Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP/Ribeirão Preto
   * Biblioteca Prof. Antônio Luiz Paixão - FaFiCH - UFMG
 
A revista Memorandum é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória”,
vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG e ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP

 

 

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