Mahfoud, M. e Massimi, M. (2005). Editorial: cultura para memória e história. Memorandum, 8, 1-4. Retirado em  /   /   , do World Wide Web: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos08/editorial08po.htm

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Editorial

 Memorandum: memória e história em psicologia
Número 8

Cultura para memória e história

O número 8 de Memorandum enfoca o tema “cultura” em três diversas perspectivas: a de experiências culturais constituintes de contextos psico-sociais, a contribuição da fenomenologia à análise da cultura, relações entre diferentes abordagens em História da Psicologia e universos culturais que as produzem.

Os primeiros três artigos abordam problemáticas de natureza psico-social.
Memória social e saudade: especificiades e possibilidades de articulação na análise psicossocial de recordações” de Adriano Roberto Afonso do Nascimento e Paulo Rogério Meira Menandro parte da observação de que no, contexto social brasileiro, memória e saudade estão profundamente relacionadas indicando a importância do componente afetivo do conteúdo mnemônico chegando a indicar implicações para a análise psico-social das recordações.

O artigo “Mudanças sociais e familiares na atualidade: reflexões à luz da história social e da sociologia” de João Carlos Petrini analisa o processo de racionalização típico da sociedade moderna e a crise da razão iluminista que o fundamentou apontando, dentre as conseqüências, uma mutação antropológica nas relações familiares.

Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra, Contestado e Canudos: algumas reflexões sobre a religiosidade” analisa aqueles três movimentos sociais rurais apontando a religiosidade como marco comum a todos eles, chegando a questionar os referenciais teóricos do marxismo e da psicanálise quanto ao papel da religião, que nos movimentos estudados, assumiu um papel significativo
no processo de fortalecimento das ações coletivas desalienantes.

Um segundo conjunto de artigos é dedicado à Fenomenologia. “Formação da pessoa e caminho humano: Edith Stein e Martin Buber” de Miguel Mahfoud apresenta uma comparação entre a elaboração da essencialista Stein e do exitencialista Buber apontando especificidades mas também elementos fortemente convergentes, embora traçados por caminhos independentes, a respeito do constituir-se pessoa.

Em “Medea fra presente e passato” Angela Ales Bello mostra que o método husserliano de arqueologia fenomenológica permite uma leitura de textos literários originados em períodos históricos distantes do nosso colhendo elementos de proximidade no que tange os problemas humanos fundamentais.

Desenvolvimentos da fenomenologia nos Estados Unidos da América e na Grã-Bretanha” de Patrizia Manganaro é um subsídio para a história da fenomenologia naquelas regiões chegando a apontar as contribuições mais significativas em programas interdisciplinares e interculturais.

O terceiro e último agrupamento de artigos apresenta contribuições na área da história da psicologia.
Origens e desenvolvimento da psicopatologia do trabalho na França (século XX): uma abordagem histórica” de Lílian Erichsen Nassif analisa o contexto sócio-histórico determinante da formação daquele campo de estudo.

Em El impacto de la Psicología Neoescolástica Experimental en Argentina, a través de libros de psicología de circulación en el país: 1935–1965” María Andrea Piñeda utiliza o método sócio-bibliométrico para investigar a presença daquela psicologia em instituições educacionais.

O artigo “A importância da educação e da tradição: lições do jornal religioso Selecta Catholica (1846-1847) sobre o cultivo das faculdades da alma e do espírito humano” de Raquel Martins de Assis analisa a contribuição daquele meio de comunicação para a constituição de modelos educacionais do século XIX em Minas Gerais.

Nossa Senhora das Maravilhas: corpo e alma de uma imagem” de José Eduardo Ferreira dos Santos e Marina Massimi apresenta o significado complexo de imagens sagradas na cultura barroca, incluindo os efeitos no dinamismo psíquico, examinando particularmente o caso daquela estátua significativa para a história da cidade de Salvador na Bahia.

Verdade e desejo: a hermenêutica confessional como condição de surgimento dos saberes psi” de Arthur Arruda Leal Ferreira apresenta a interpretação foucaultiana do surgimento da psicologia e da psicanálise destacando a importância da ética cristã para a constituição de uma hermenêutica de si.

Miguel Mahfoud
Marina Massimi
Editores
Abril de 2005.

 
Equipe
Editores
Miguel Mahfoud
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Marina Massimi
Universidade de São Paulo
Brasil

Consultores externos Ad Hoc da Memorandum 8

Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron

Universidade de São Paulo

Brasil
 

Celina Lértora Mendoza

Universidad Católica de Rosario

Argentina

 

Cristina Lhullier

Universidade de Caxias do Sul

Brasil

 

Dante Marcello Claramonte Gallian

Universidade Federal de São Paulo
Brasil

 

Jader dos Reis Sampaio

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

 

José Paulo Giovanetti

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

 

Kleber Duarte Barretto

Universidade Paulista

Brasil

 

Mauro Martins Amatuzzi

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Brasil

 

Paulo Roberto de Andrada Pacheco

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Brasil

 

Raquel Martins de Assis

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

 

André Luis Masiero

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Brasil

 

Maria Fernanda Costa Waeny

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

 

Heloísa Szymanski

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

 

Conselho Editorial

Adalgisa Arantes Campos

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Alcir Pécora
Universidade de Campinas

Brasil

Angela Ales Bello

Pontificia Universitas Lateranensis

Italia

Aníbal Fornari

Universidad Católica de Santa Fé

Universidade Católica de La Plata

Argentina 

Anna Unali
Università La Sapienza

Italia

Antonella Romano

École des Hautes Études en Sciences Sociales

France

Belmira Bueno

Universidade de São Paulo

Brasil

Caio Boschi

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Brasil

Celso Sá
Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Brasil
Danilo Zardin
Università Cattolica Sacro Cuore
Italia

Ecléa Bosi
Universidade de São Paulo
Brasil

Francesco Botturi
Università Cattolica Sacro Cuore

Italia

Franco Buzzi

Università Cattolica del Sacro Cuore

Italia

Gilberto Safra

Universidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil
Helio Carpintero

Universidad Complutense

España

Hugo Klappenbach

Universidad San Luis

Argentina

Isaías Pessotti

Universidade de São Paulo
Brasil
Janice Theodoro da Silva
Universidade de São Paulo

Brasil

José Carlos Sebe B. Meihy
Universidade de São Paulo

Brasil
Luís Carlos Villalta

Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil

Luiz Jean Lauand

Universidade de São Paulo
Brasil

Maria Armezzani

Università degli Studi di Padova

Italia

Maria do Carmo Guedes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Maria Efigênia Lage de Resende

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Maria Fernanda Diniz Teixeira Enes

Universidade Nova de Lisboa

Portugal

Martine Ruchat

Université de Genève
Suiss

Michel Marie Le Ven

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Monique Augras

Universidade Católica do Rio de Janeiro
Brasil

Olga Rofrigues de Moraes von Simson

Universidade de Campinas

Brasil
Pedro Morande

Universidad Católica de Chile

Chile

Pierre-Antoine Fabre

École des Hautes Études en Sciences Sociales

France

Regina Helena de Freitas Campos

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Sadi Marhaba
Università degli Studi di Padova

Italia

William Gomes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Brasil  

 

Conselho Consultivo

Adone Agnolin

Universidade de São Paulo

Brasil

Ana Maria Jacó Vilela

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Brasil

André Cavazotti

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

Arno Engelmann

Universidade de São Paulo

Brasil

Bernadette Majorana

Università degli Studi di Bergamo

Italia

César Ades

Universidade de São Paulo

Brasil

Davide Bigalli

Università degli Studi di Milano

Italia

Deise Mancebo

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Brasil

Edoardo Bressan

Università degli Studi di Milano

Itália

Eugénio dos Santos

Universidade do Porto

Portugal

Giovanna Zanlonghi

Università Cattolica del Sacro Cuore

Italia

José Francisco Miguel Henriques Bairrão

Universidade de São Paulo

Brasil

Marcos Vieira da Silva

Universidade Federal de São João del Rei

Brasil

Maria Luisa Sandoval Schmidt

Universidade de São Paulo

Brasil

Marisa Todeschan D. S. Baptista

Universidade de São Marcos

Brasil

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Nádia Rocha

Universidade Federal da Bahia

Brasil

Rachel Nunes da Cunha
Universidade de Brasília

Brasil

Raul Albino Pacheco Filho

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Brasil

Vanessa Almeida Barros

Universidade Federal de Minas Gerais

Brasil

 
Apoio
   * LAPS – Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade. Programa de Pós Graduação em Psicologia – UFMG
   * Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas FaFiCH - UFMG  
   * Núcleo de Epistemologia e História das Ciências Miguel Rolando Covian – USP/Ribeirão Preto  
   * Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP/Ribeirão Preto
   * Biblioteca Prof. Antônio Luiz Paixão - FaFiCH - UFMG
 
A revista Memorandum é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória”,
vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG e ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP

 

 

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