Disciplinas Optativas: 2° período 2023

A partir do dia 24/07 terá início o processo de matrícula online para o próximo semestre (2023/2). A matrícula é feita totalmente online no sistema acadêmico da UFMG (SIGA), e consiste em quatro fases:

1ª Fase da Matrícula (24 a 26 de julho): etapa obrigatória para todos os alunos de Graduação. Nessa Fase, o estudante poderá requerer matrícula para as atividades obrigatórias, optativas e de Formação Complementar Aberta. Somente será possível requerer matrícula nas atividades de Formação Completar Aberta:

Se a atividade estiver prevista no Plano de Estudos do aluno;
Se houver oferta da atividade.

2ª Fase da Matrícula (07 e 08 de agosto): o estudante poderá requerer a inclusão de novas atividades, obrigatórias e optativas, em turmas com vaga.

3ª Fase da Matrícula (14 a 16 de agosto): o estudante poderá requerer matrícula para as atividades de Formação Livre e Formação Transversal.

Para auxiliar no processo de escolha, veja os programas das disciplinas optativas que serão ofertadas no segundo semestre de 2023:

Antropologia da crise: estado, nacionalismo e migração

Arqueobotânica

Arqueologia Experimental, a materialidade na prática

Bioarqueologia

Crise, Antropoceno e Desastres: neoextrativismo e lutas ecoterritoriais

Escrita em Arqueologia

Introdução ao pensamento da antropóloga negra Zora Neale Hurston

Legislação e Arqueologia: da leitura à prática

Oficina de produção etnográfica sobre poder, justiça e território

Povos e Comunidades Tradicionais – Políticas de Reconhecimento

Teorias da Performance e Decolonialidade na Antropologia