Em 2016, o Curso de Comunicação Social foi desmembrado em três cursos distintos, que passaram a atuar de forma independente:
Curso de Publicidade e Propaganda
Atualmente, o Curso de Comunicação Social está em processo de encerramento de suas atividades, não recebendo novos alunos. Os alunos que estão atualmente matriculados já estão se encaminhando para a conclusão do curso.
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Segue abaixo uma breve descrição do curso de Comunicação Social. Mais detalhes podem ser obtidos em nosso último projeto pedagógico.
O Curso de Comunicação foi organizado a partir da articulação de três habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Resultado da flexibilização curricular, que minimiza o papel estruturador das habilitações como identificadora fundamental e exclusiva da inserção dos alunos, os percursos acadêmicos possíveis se darão no interior das habilitações, conjugando conteúdos relacionados aos seguintes domínios:
Processos Jornalísticos – a construção da informação jornalística, a pesquisa e a reportagem; a noticiabilidade conforme públicos e veículos; a pesquisa jornalística e suas variações conforme mídias e veículos.
Criação e Análise Verbovisual – a produção de imagens gráficas, eletrônicas e digitais com fins mercadológicos e artísticos; técnicas e processos de produção em mídia eletrônica, impressa e web. As articulações entre imagens e outras linguagens e o processo de composição textual. As dimensões estéticas e informativas das linguagens gráficas, eletrônica e digitais.
Comunicação Estratégica – o processo comunicacional como recurso estratégico de organizações. O planejamento da comunicação: processos, instrumentos, implicações. Ações de comunicação considerando a segmentação de públicos: a mobilização social.
Teorias Comunicacionais – compreensão do processo comunicacional, tendo em vista seus aspectos epistemológicos, a sociais e discursivos. As mídias: suas especificidades e as relações com a vida social – ética, cultura, política e história. Procedimentos de análise de situações e produtos de comunicação: processos, instrumentos, implicações.
O currículo do curso se organiza em dois grandes eixos articuladores, assim especificados:
a) Mídias e linguagens: esse eixo articula disciplinas e atividades que se alimentam das teorias da linguagem, como lingüística, análise do discurso e semiótica, e dos estudos e análises de meios e produtos da comunicação, como o jornal, a televisão, o cinema e vídeo, a web e o rádio. Com isso, caracteriza-se pela apreensão dos processos e práticas específicos dos dispositivos mediáticos, vistos como lugares que articulam linguagens, tecnologias e processos semânticos e estéticos. Assim, define-se tanto uma competência específica – a apreensão dos processos mediáticos – como sua interface com outras áreas de conhecimento, como as Letras, as Artes Visuais, o Design e a Estética.
b) Processos sociais da comunicação: neste eixo, os processos mediáticos são observados e apreendidos a partir das relações histórico-sociais, políticas e culturais que os envolvem e nos quais atuam. Assim, os processos culturais e identitários, as relações das mídias e as demais instituições sociais, as ações dos sujeitos em comunicação – no âmbito da política, da sociabilidade ou do planejamento estratégico, por exemplo – constituem sua especificidade e articulam-se com os saberes oriundos das Ciências Sociais, como a Antropologia, Sociologia, Filosofia, da Administração, dentre outros
O curso de Comunicação Social da UFMG, em todas as suas três habilitações, pretende formar profissionais segundo três objetivos básicos: com consistente formação humanística (que não se confunde com formação enciclopédica) apta a desenvolver referências éticas na abordagem de questões profissionais e cotidianas; com uma formação mais abrangente, contemplando as mais diversas práticas de comunicação, através de percursos orientados correspondentes a múltiplas vocações que permita ao egresso reconhecer a diversidade de tarefas e ocupações que pode exercer o profissional de Comunicação; com uma formação que valorize as habilidades de leitura (em sentido lato), de construção e solução de problemas e de produção de novos conhecimentos (destrezas cognitivas e metacognitivas).
Para além do conhecimento operacional, faz-se necessária a compreensão do processo comunicativo como um todo, a abordagem contextual, a avaliação crítica de sua própria intervenção, bem como das implicações dessa intervenção. Nesse sentido, o curso propõe como diretrizes básicas:
- domínio do processo comunicativo;
- análise crítica das mídias e práticas profissionais, de suas inserções culturais, políticas e econômicas;
- atendimento das demandas sociais e profissionais;adequação à complexidade do mundo contemporâneo;
- visão integradora e horizontalizada de seu campo de trabalho;
- posicionamento ético-político sobre o poder na comunicação e da comunicação.