Diploma

Emissão de título concedido à pessoa que se gradua na UFMG. A emissão do diploma não é automática. O documento é requerido pelo interessado junto ao colegiado do seu curso, de preferência, logo após a realização da colação de grau.

Observação importante

As instruções abaixo referem-se aos egressos/as e formandos do curso de Comunicação Social, em todas as suas habilitações, cuja última entrada se deu no semestre 2015/2. Após este semestre, o curso de graduação em Comunicação Social da UFMG foi extinto, e foram criados três novos cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Caso você seja egresso de um desses três cursos, sua solicitação deve ser encaminhada ao Colegiado do seu curso. Confira os links na página inicial.

Atenção: sempre que entrar em contato com o Colegiado do seu curso de graduação, informe seu nome completo, e se possível, o número de matrícula na UFMG, para viabilizar o atendimento.

Diplomas requeridos antes de março de 2020

Para diplomas cujo requerimento tenha sido realizado antes de março de 2020, porém não tenha ficado pronto ou não tenha sido retirado pelo interessado, pedimos a gentileza de entrar em contato diretamente no email colgradcom-soc@fafich.ufmg.br.

Sobre a emissão e o registro de diplomas durante a pandemia Covid-19

Consulte as informações completas e atualizadas acerca das atividades administrativas e acadêmicas da UFMG durante a pandemia. O atendimento do Colegiado de Graduação em Comunicação Social está ocorrendo prioritariamente via email (colgradcom-soc@fafich.ufmg.br). O atendimento telefônico está indicado somente em casos excepcionais, no número 3049-5043.

A emissão do diploma é atribuição do Colegiado de Graduação de cada curso. O registro do diploma é atribuição do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA). O trâmite interno é conduzido pelo Colegiado. Devido às circunstâncias extraordinárias provocadas pela pandemia COVID-19, o requerimento de diploma tem sido realizado de maneira remota, por meio do envio da documentação indicada abaixo, digitalizada, em formato pdf, para o email colgradcom-soc@fafich.ufmg.br. Os formulários citados encontram-se ao final da página.

Instruções para requerimento remoto de diploma (1ª via):

1- Requerimento de 1ª via de diploma preenchido.

2- Certidão de nascimento ou de casamento.

3 – Identidade e CPF (ou CNH).

4 – Nada Consta da Biblioteca (solicite o seu escrevendo para o email: chefiabiblioteca@fafich.ufmg.br).

5- Histórico Escolar de Graduação autenticado (gere o seu seguindo essas instruções).

Instruções para requerimento remoto de diploma (2ª via):

1- Requerimento de 2ª via de diploma preenchido.

2- Certidão de nascimento ou de casamento.

3 – Carteira de identidade e CPF (ou CNH).

5 – Comprovante da Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada (para 2ª via de diploma, é cobrada a taxa de R$ 80,00. Obtenha a Guia no link no fim da página).

Observação:

Informar ao Colegiado, no email enviado, o motivo do requerimento da 2ª via (dano ou extravio).

Instruções para o requerimento remoto de Apostila de Habilitação (2ª habilitação concluída):

1- Documento de identidade e CPF, ou CNH.

2- Histórico Escolar de Graduação autenticado (gere o seu seguindo essas instruções).

Observação:

No email enviado com a documentação acima, o egresso deverá solicitar o agendamento de atendimento presencial, para fornecer seu diploma, para que seja feito o registro da 2ª habilitação no documento.

Diploma em caráter de urgência:

Caso o solicitante tenha urgência em obter seu documento, é possível requerer ao DRCA o registro de diploma em caráter prioritário. Para isso, acrescente à documentação enviada também o Formulário de Diploma Prioritário (modelo abaixo) preenchido, informando o motivo da urgência, bem como um documento que comprove a situação relatada pelo requerente (veja as possibilidades no formulário).

Formulários citados:

Formulário Diploma 1ª via

Formulário Diploma 2ª via

Guia de Recolhimento da União: GRU R$ 80,00

Formulário diploma prioritário

Observação: é importante que o egresso tenha acesso ao Minha UFMG, e que retome esse acesso caso o tenha perdido. Com ele é possível, por exemplo, emitir um Histórico autenticado, sempre que precisar. Caso tenha perdido o acesso, sugerimos que o retome, comunicando-se com a DTI nesta página.