Atividades complementares

Aproveitamento de Atividades Complementares (Inclusão de Atividade Acadêmica Extra Classe)

A inclusão de atividades (estágio, monitoria, participação em eventos, projeto de extensão, iniciação científica etc.) para integralização curricular é solicitada pelo aluno/a, através do formulário abaixo. O aluno deverá apresentar os comprovantes que atestem o requerimento, conforme regulamentação específica, enviando toda a documentação escaneada, em formato pdf, para o email colgradcomsoc@fafich.ufmg.br.

– Só pode ser solicitado o aproveitamento de créditos de atividade concluída.

– Preencher formulário de inclusão de atividade acadêmica anexo.

– Para pesquisa, docência (monitoria) e extensão, anexar relatório de atividades, elaborado e assinado por professor ou responsável, com avaliação de desempenho, apresentação de plano de trabalho detalhado, incluindo cronograma de atividades. Serão atribuídos à somatória combinada dos três tópicos acima no máximo 08 (oito) créditos, que poderão ser assim distribuídos:

1 – Iniciação à Pesquisa: projetos de Iniciação Científica (com ou sem bolsa) – 01 (um) ano de atividades em um mesmo projeto, com dedicação semanal de 12 (doze) horas para o aluno e com apresentação de resultados parciais e/ou finais em evento científico, equivalendo a 04 (quatro) créditos.

2 – Iniciação à docência: monitoria (com ou sem bolsa) – 01 (um) semestre de exercício de monitoria em disciplinas vinculadas ao Curso de Comunicação Social, com dedicação semanal de 12 (doze) horas, equivalendo a 04 (quatro) créditos.

3 – Iniciação à extensão (com ou sem bolsa): independe da duração e da dedicação semanal do aluno. O professor orientador do projeto poderá atribuir de 01 (um) a 03 (três) créditos, mediante aprovação de relatório.

– Para vivência profissional complementar (estágio), anexar cópia do relatório de atividades a cada seis meses contínuos estagiados na mesma empresa, que tenha sido entregue e assinado pela comissão de estágio – sendo um formulário para cada semestre. O limite é de 8 (oito) créditos, dois semestres, portanto.

– Para participação em eventos, interessados devem trazer cópia de certificado (ou conjunto de certificados) que explicite o nome do/a discente, a indicação de duração da palestra, congresso, simpósio etc., devidamente assinado pelo órgão promotor. Cada 15 horas perfaz um crédito, sendo 4 quatro créditos o limite para solicitação nesta modalidade.

– Para as discussões temáticas, será atribuído 1 (um) crédito a cada atividade nessa modalidade, com uma dedicação mínima de 08 (oito) horas/aula, coordenada, atestada e avaliada por professor responsável, até o limite de 4 (quatro) créditos, cumpridos os seguintes requisitos: credenciamento pelo professor responsável da atividade junto ao Colegiado; inscrição no Colegiado dos alunos interessados e apresentação pelo professor responsável ao Colegiado de atestado de frequência dos alunos e avaliação da atividade.

Formulário_Atividades Complementares

ATENÇÃO!

Estudantes que irão aproveitar créditos de estágio deverão anexar cópia do Relatório Final ao formulário. A secretaria não poderá utilizar os relatórios de estágios apresentados (e, portanto, já designados para concluir o processo/pasta do estágio do estudante) para este aproveitamento.