Notícias

Plano de Retorno

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, às 11:16

Plano para o retorno presencial na Universidade Federal de Minas Gerais

(linha do tempo)

  • Em julho de 2020, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o Ensino Remoto Emergencial (ERE),
  • Em agosto de 2021, o ERE foi substituído pelo Ensino Híbrido Emergencial (EHE), conforme a Resolução no 05/2021 do Cepe, mesclando, em caráter temporário e emergencial, atividades remotas e presenciais.
  • Em 13 de janeiro de 2022, o Cepe aprovou a Resolução 01/2022 que regulamenta o planejamento e a realização de atividades acadêmicas presenciais durante o período de pandemia por covid-19:

Resolução 01/2022

A Resolução orienta que as atividades curriculares acadêmicas de ensino e extensão deverão ser ofertadas no formato presencial e que situações excepcionais, devido às recomendações deste Plano de Retorno, serão avaliadas pelas Diretorias das Unidades, de acordo com orientações das Câmaras de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Contudo, é necessário o planejamento dos espaços físicos para realização de atividades presenciais de ensino de graduação e suas condições de uso e escalonamento. Além de outras estratégias de ensino-aprendizagem, para integrar os encontros síncronos e as atividades assíncronas realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem e as aulas presenciais.

Indica também que, a partir do monitoramento da situação pandêmica e das determinações das autoridades sanitárias, as atividades presenciais poderão ser suspensas temporariamente, substituídas, parcial ou integralmente, por atividades remotas ou poderão ser canceladas.