Instruções para alunos, professores e técnicos-administrativos
- Plataformas online disponíveis
- O que é o Office 365 e o Microsoft TEAMs
- Como criar sua conta para uso acadêmico
- Guias de preparação de aulas e reuniões online
- Guias rápidos para docentes e ministradores de palestras
- Solução de problemas
Plataformas online disponíveis
A UFMG disponibilizou plataformas que proporcionam a continuidade das suas atividades acadêmicas, respeitando a necessidade do distanciamento social que se faz necessário no momento. A se saber, o "Conferenciaweb" da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) para reuniões online e o "Office 365 for Education" da Microsoft para aulas via web, reuniões online e apresentações.
A sugestão de uso destas plataformas se baseia, neste momento, no suporte que pode ser oferecido para o corpo docente, discente e técnico da universidade.
A sugestão destas plataformas não impede a utilização de outras, mesmo que pagas ou não, tais como: Zoom (Zoom Video Communications), Jitsi (Jitsi Community Open Source), Webex (Cisco), Go Meeting (Google), Go ToMeeting (LogMeIn).
Nesta página iremos focar o uso do Microsoft Office 365 for Education e o Microsoft TEAMS.
O que é o Microsoft Office 365 e o Microsoft TEAMS
O Office 365 Education é uma suite de aplicativos acessados via Internet, sendo composta por versões simples do Word (elaboração de textos), Excel (planilhas eletrônicas), Powerpoint (apresentações), OneDrive (armazenamento e compartilhamento de arquivos pela Internet) e pelo Teams (videoconferências, aulas e reuniões via web).
Todos os usuários da UFMG que possuem conta "@ufmg.br" poderão ter acesso ao Office 365 for Education. Para tanto, é necessário o cadastro junto à Microsoft via Internet com sua conta do Minha UFMG.
Como criar sua conta para uso acadêmico
No link abaixo, você poderá encontra a documentação que o guiará para a criação de sua conta junto à Microsoft para uso do Office 365 for Education e, também do TEAMS.
Roteiro para criar uma conta no Microsoft Office 365 Education da UFMG
ATENÇÃO: Grande demanda de cadastro ocasionou atraso no envio do código. Favor verificar também a caixa de spam do seu e-mail. O envio é feito diretamente pela Microsoft.
Observações:
- Apesar de utilizar o e-mail da UFMG (ex: loginminhaufmg@ufmg.br), é
necessário o cadastro na plataforma Office365. - As senhas não são as mesmas, sendo assim, a modificação da senha no Minha UFMG não implica também na mudança na senha do Office 365 e vice e versa.
- A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 na modalidade OnLine (Word, Excel, PowerPoint e OneNote).
- O Teams é a solução de teleconferência da Microsoft. A DTI estuda formas para automatizar a criação de contas e de turmas, como ocorre com o moodle, mas isso não estará disponível antes do início das aulas da graduação em 03/08/2020.
- O serviço Conferência Web da RNP continua disponível e pode ser usado para reuniões, defesas e palestras (webinars). Pedimos aos professores que evitem seu uso para aulas síncronas. No início desse período de isolamento tivemos problemas com a restrição da RNP sobre o número de salas disponíveis (20). Conseguimos dobrar esse número, mas as 40 salas são sempre alocadas por ordem de chegada – não há formas de reservar uma sala com garantias. Até por esse motivo, a RNP reconheceu que esse recurso não deve ser usado para aulas remotas.
- A DTI está em negociação com a Google para adotarmos também a solução GSuite for Education, que inclui o Google Meets. O trâmite se mostrou mais complexo que no caso do Office 365, então ainda não temos um prazo definido para que ele se torne disponível.
- Guia de início rápido (Arquivo PDF)
- Treinamento em vídeo do Microsoft Teams (Duração: 1h)
- Funções dentro de reuniões ou videoconferências em andamento
(Duração: 05 minutos) - Como criar uma equipe ou classe de aula e agendar uma reunião (Duração: 05 minutos
- Como ingressar em uma reunião ou videoconferência em andamento (Foto)
- Fazer os cursos de curta duração da Microsoft para docentes (3h cada):
– Microsoft Teams: Criação e acompanhamento de espaços de aula colaborativos
– Microsoft Teams: Organize grupos e gerencie recursos em sala de aula - Vídeos CAED Microsoft Teams – https://youtu.be/BR0upCaqOD8
- Vídeos CAED Aulas e PowerPoint – https://youtu.be/BR0upCaqOD8