Plataformas online na UFMG

Instruções para alunos, professores e técnicos-administrativos

Plataformas online disponíveis

A UFMG disponibilizou plataformas que proporcionam a continuidade das suas atividades acadêmicas, respeitando a necessidade do distanciamento social que se faz necessário no momento. A se saber, o “Conferenciaweb” da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) para reuniões online e o “Office 365 for Education” da Microsoft para aulas via web, reuniões online e apresentações.

A sugestão de uso destas plataformas se baseia, neste momento, no suporte que pode ser oferecido para o corpo docente, discente e técnico da universidade.

A sugestão destas plataformas não impede a utilização de outras, mesmo que pagas ou não, tais como: Zoom (Zoom Video Communications), Jitsi (Jitsi Community Open Source), Webex (Cisco), Go Meeting (Google), Go ToMeeting (LogMeIn).

Nesta página iremos focar o uso do Microsoft Office 365 for Education e o Microsoft TEAMS.

O que é o Microsoft Office 365 e o Microsoft TEAMS

O Office 365 Education é uma suite de aplicativos acessados via Internet, sendo composta por versões simples do Word (elaboração de textos), Excel (planilhas eletrônicas), Powerpoint (apresentações), OneDrive (armazenamento e compartilhamento de arquivos pela Internet) e pelo Teams (videoconferências, aulas e reuniões via web).

Todos os usuários da UFMG que possuem conta “@ufmg.br” poderão ter acesso ao Office 365 for Education. Para tanto, é necessário o cadastro junto à Microsoft via Internet com sua conta do Minha UFMG.

Como criar sua conta para uso acadêmico

No link abaixo, você poderá encontra a documentação que o guiará para a criação de sua conta junto à Microsoft para uso do Office 365 for Education e, também do TEAMS.

Roteiro para criar uma conta no Microsoft Office 365 Education da UFMG

ATENÇÃO: Grande demanda de cadastro ocasionou atraso no envio do código. Favor verificar também a caixa de spam do seu e-mail. O envio é feito diretamente pela Microsoft.

Observações:

  1. Apesar de utilizar o e-mail da UFMG (ex: loginminhaufmg@ufmg.br), é
    necessário o cadastro na plataforma Office365.
  2. As senhas não são as mesmas, sendo assim, a modificação da senha no Minha UFMG não implica também na mudança na senha do Office 365 e vice e versa.
  3. A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 na modalidade OnLine (Word, Excel, PowerPoint e OneNote).
  4. O Teams é a solução de teleconferência da Microsoft. A DTI estuda formas para automatizar a criação de contas e de turmas, como ocorre com o moodle, mas isso não estará disponível antes do início das aulas da graduação em 03/08/2020.
  5. O serviço Conferência Web da RNP continua disponível e pode ser usado para reuniões, defesas e palestras (webinars). Pedimos aos professores que evitem seu uso para aulas síncronas. No início desse período de isolamento tivemos problemas com a restrição da RNP sobre o número de salas disponíveis (20). Conseguimos dobrar esse número, mas as 40 salas são sempre alocadas por ordem de chegada – não há formas de reservar uma sala com garantias. Até por esse motivo, a RNP reconheceu que esse recurso não deve ser usado para aulas remotas.
  6. A DTI está em negociação com a Google para adotarmos também a solução GSuite for Education, que inclui o Google Meets. O trâmite se mostrou mais complexo que no caso do Office 365, então ainda não temos um prazo definido para que ele se torne disponível.

Últimas Notícias

Ver todos >