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Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre
de 2007 |
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Informações Gerais:
Este planejamento de aulas tem o foco no tópico do
CBC (Conteúdo Básico Comum) para a disciplina de
Filosofia intitulado: “3.3 - A racionalidade
científica - c. Ciência e Verdade”.
O objetivo consiste em estudar cada um dos conceitos
supracitados em uma aula, ou seja, cada aula será
destinada a um conceito (p.ex. “Pragmatismo”).
Algumas propostas ficaram extensas, portanto, cabe
ao professor selecionar os tópicos que acha
conveniente e abordá-los no tempo próprio de cada
aula. Os TBP (“Texto-Base-Professor”) são apenas
sugestões bibliográficas oferecidas ao professor.
Estrutura de nosso planejamento:
Todas as sugestões de aulas estão estruturadas da
seguinte forma:
“Pergunta-problema”: Essas perguntas foram retiradas
do quadro curricular presente no CBC (Filosofia) na
parte do nosso tópico.
“Tópicos”: São questões que achamos relevantes
dentro do conceito central de cada aula.
“TBA: Texto-Base-Aluno”: São textos que serão
disponibilizados para o aluno durante as aulas.
Estes textos estão disponíveis em arquivos de texto
anexados a este Planejamento (veja os Anexos). E os
livros utilizados estão na bibliografia geral
disposta no final deste.
Planejamento de Aula:
“Idéias”: São as idéias/conceitos/definições que
podem ser exploradas pelo professor a partir do TBA.
“TBP: Texto-Base-Professor”: São as sugestões de
referências bibliográficas para consulta do
professor. Os textos difíceis de encontrar em
bibliotecas estão disponíveis em arquivo de texto
anexados a este Planejamento (veja os Anexos). Ao
passo que outros, encontráveis em bibliotecas, estão
apenas indicados na bibliografia geral disposta no
final deste Planejamento de Aula.
O termo “Anexo” aparece no decorrer do Programa para
assinalar os textos que disponibilizamos para o
professor.
►
1ª Aula: Verdade
Pergunta-problema:
A ciência é nossa única via de acesso à verdade?
Tópico 1:
Por que o homem busca a verdade?
Texto-Base-Aluno (TBA):
Situação E.1 – p.15. (Filosofia da Ciência) –
Anexo 1.
* Baixe o Anexo 1 em formato
ou
Idéias:
Modelo
O que não é problemático não é pensado.
Pathos:
Espanto / Admiração / Dúvida / Perplexidade.
Funcionamento do senso comum
Texto-Base-Professor(TBP):
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília:
Editora Brasiliense, 1994. Pp.22-6.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São
Paulo: Ed. Ática, 2003. p.88-90.
CHAUÍ, Marilena.Convite a Filosofia. São
Paulo: Ed. Ática, 2003. p.92 e 93 “Confissões de
Agostinho”.
Tópico 2:
Quais são as dificuldades para a busca da verdade?
TBA:
Texto do professor Carlos Fontes – Anexo 2.
* Baixe o Anexo 2 em formato
ou
Idéias:
Profusão de veículos e formas de informação (Ex.
informações opostas sobre um mesmo fato que são
divulgadas pela mídia) – Anexo 3.
* Baixe o Anexo 3 em formato
ou
Propaganda (Ex. Cerveja, Celular, Refrigerantes,
Carros, etc.) Anexo 4.
Atitude dos políticos (Ex. Reportagem “Anatomia da
corrupção”) – Anexo 5.
* Baixe o Anexo 5 em formato
ou
Tópico 3: Exemplos de busca filosófica da verdade.
TBA:
PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio,
2001. Pp. 43-9 – Anexo 6.
* Baixe o Anexo 6 em formato
ou
Idéias:
O fenômeno Sócrates
A pergunta “O que é?”
Doxa
Superação do senso comum
TBP:
PLATÃO. Teeteto. Pará: UFP, 1973. p.24-32.
DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Ed.
Nova Cultural, 1999. 1ª Meditação.
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São
Paulo: Ed. Ática, 2003. p.91.
VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo:
Ed. Martin Claret, 2002. Cap. 128 “Senso comum”.
►
2ª Aula: Ceticismo
Pergunta-problema:
É possível um conhecimento certo e seguro?
Tópico 1:
O que o dicionário da língua portuguesa diz sobre o
significado das palavras “cético” e “ceticismo”?
TBA (Para Casa):
Os alunos pesquisarão em Dicionários da Língua
Portuguesa a respeito dos vocábulos “cético” e
“ceticismo” e trarão o resultado na próxima aula.
Idéias:
Sentido dos vocábulos na linguagem comum.
Sentido filosófico dos termos.
Etimologia da palavra “cético” em grego.
Exposição da corrente filosófica do ceticismo.
TBP:
SMITH, Plínio. O que é Ceticismo. São Paulo:
Ed. Brasiliense, 1998.
LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos
Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000.
Cap. 11 “Pirro”.
►
3ª Aula: Dogmatismo
Pergunta-problema:
Não há no CBC (deve ser elaborada pelo professor)
Tópico 1:
Exemplos de Dogmas
TBA:
Dogma católico: Infalibilidade do Papa. DANIEL-ROPS,
Henri.
Vaticano II: o
concílio de João XXIII. Porto: Tavares Martins,
1962. p.216-224. Anexo 7.
* Baixe o Anexo 7 em formato
Dogma ideológico: Supremacia da raça ariana.
CARVALHO, André; MARTINS, João Carlos. Nazismo.
Belo Horizonte, Editora Lê, 1996. p. 34-44. Anexo 8.
* Baixe o Anexo 8 em formato
Trecho de filme:
Arquitetura da Destruição. Diretor: Peter Cohen. 121
minutos. Trecho selecionado, começa no minuto 20 e
termina aos 27 minutos. O filme pode ser encontrado
no Laboratório de Filosofia da FAFICH/UFMG. Refletir
sobre os dogmas científicos e artísticos.
Sinopse:
Esse documentário traça a trajetória de Hitler e de
alguns de seus mais próximos colaboradores, com a
arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder
nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido
várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas
como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a
importância da arte na propaganda, que por sua vez
teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo
em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no
período entre guerras, a arte moderna foi
apresentada como degenerada, relacionada ao
bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras
modernas distorciam o valor humano e na verdade
representavam as deformações genéticas existentes na
sociedade; em oposição defende o ideal de beleza
como sinônimo de saúde e conseqüentemente com a
eliminação de todas as doenças que pudessem deformar
o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina
nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará
disposta a erradicar os males que possam afetar essa
obra.
Dogma científico:
Anexo 9
(FALTA DIGITALIZAR)
Idéias:
Dogma, Fanatismo, Preconceito, Superstição,
Ideologia.
TBP:
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São
Paulo: Ed. Ática, 2003. p.86 e 92. p.171-176 /
234-240 / 403 e 404.
VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo:
Ed. Martin Claret, 2002. Cap. 29 “Concílios” / 43
“Dogmas” / 55 “Fanatismo” / 75 “Inquisição” / 114
“Preconceitos” 115 “Preconceitos sentidos” / 116
“Preconceitos físicos” / 117 “Preconceitos
históricos” / 118”Preconceitos religiosos” / 130
“Superstição”.
►
4ª Aula: Realismo
Pergunta-problema:
É a verdade adequação à realidade?
TBA:
§1-5 do cap. I “Das idéias em geral e da sua origem”
do Livro II. LOCKE, John. Ensaio sobre o
entendimento humano. Trad. Eduardo Abranches de
Soveral. Serviço de Educação – Fundação Calouste
Gulbenkian. Anexo 10.
* Baixe o Anexo
10 em formato
ou
Idéias:
Percepção e Idéias.
Sujeito e Objeto.
Experiência.
Objetos de sensação / Objetos da reflexão.
TBP:
LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos
Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000.
§45-54 do cap. I “Zenão” do livro VII.
“Fontes, natureza e elementos do conhecimento” –
Apostila da disciplina “Teoria do Conhecimento”
ministrada pelo prof. Ivan Domingues (UFMG) – Anexo
11.
* Baixe o Anexo
11 em formato
ou
Texto nº 3 da apostila: LADRIERE, J.: “Representação
e Conhecimento” – Anexo 12.
* Baixe o Anexo
12 em formato
ou
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São
Paulo: Ed. Ática, 2003. Pp.68-9.
Quadro “Isto não é um cachimbo” de René Magritte –
Anexo 13 (Este quadro deve ser explorado tendo em
vista a leitura dos textos: “Fontes, natureza e
elementos do conhecimento” de Ivan Domingues e
“Representação e Conhecimento” de Ladrière.). O
quadro é uma ilustração do conceito de
“Representação”, bastante utilizado na Teoria do
Conhecimento.
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►
5 ª Aula: Relativismo
Perguntas-problema:
A verdade é uma crença?
A verdade é um valor absoluto?
Tópico 1:
Qual é a influência da cultura em nossos valores e
conhecimentos?
TBA:
Item II “Sobre o Belo e o Feio” Autor Anônimo.
Díssoi Lógoi. Trad. parcial: Giovânio Aguiar.
(Anexo 14).
* Baixe o Anexo
14 em formato
ou
Idéias:
Cultura, Relatividade dos valores, Crença, Padrão de
beleza.
TBP:
Díssoi Lógoi – Anexo 14 -
Autor Anônimo. Díssoi Lógoi. Trad. parcial:
Giovânio Aguiar.
LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos
Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000.
Cap. 8 “Protágoras” do livro IX.
ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo:
Ed.Record, 2004.
►
6 ª Aula: Pragmatismo
Pergunta-problema:
Pode a verdade ser assimilada à utilidade?
TBA:
Trecho do livro. DOMINGUES, Ivan. Epistemologia
das Ciências Humanas: São Paulo: Edições Loyola,
2004. Anexo 15.
* Baixe o Anexo
15 em formato
ou
Idéias:
Etimologia do vocábulo Pragma,
Utilidade,Ação.
TBP:
“Rorty, a Questão Fundacional e o Problema da
Verdade” – Anexo 16.
* Baixe o Anexo
16 em formato
ou
►
7ª Aula: Ciência
Perguntas-problema:
Como pode o conhecimento científico ser, ao mesmo
tempo, verdadeiro e provisório?
A verdade é submetida ao tempo?
As verdades matemáticas constituem o modelo de toda
a verdade?
Tópico 1:
A atitude científica
TBA:
Situação E.1 – ALVES, Ruberm. Filosofia da
Ciência. São Paulo: Editora Brasiliense. 19ª
edição, 1994. p.15 –
Anexo 1.
Situação D.1 – ALVES, Rubem. Filosofia da
Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994.
p.42. – Anexo 17.
* Baixe o Anexo 1 em formato
ou
* Baixe o Anexo
17 em formato
ou
Situação E.3 – ALVES, Rubem. Filosofia da
Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994.
p.43. – Anexo 18.
* Baixe o Anexo
18 em formato
ou
Idéias:
Senso comum e Ciência, A busca por modelos (a
provisoriedade do conhecimento científico), os
modelos são construções mentais?, analogia entre a
Teoria e a Realidade, Pretensão de validade
universal (“Todos os gansos são brancos”).
TBP:
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília:
Editora Brasiliense, 1994. Cap.3 e 4, especialmente
p.96.
POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica.
São Paulo: Cultrix, 1974. §85 “A trilha da ciência”.
Tópico 2:
A Matemática.
Idéias:
A linguagem matemática.
TBP:
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília:
Editora Brasiliense, 1994. p.78-83 / p.88 e 89 (F.1
e F.2).
DUHEM, Pierre. Algumas reflexões sobre as teorias
físicas. Revista Ciência e Filosofia de São
Paulo.
Anexo 19.
* Baixe o Anexo
19 em formato
ou
Idéias:
Fatos, Hipóteses, Experimentação, Teorias.
TBP:
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília:
Editora Brasiliense, 1994. Cap. 5 e 6. Fatos e
Hipóteses – p.86 D.5 / Exemplos de experimentação –
p.87 D.7 / Teorias – p.93 e ss. Todo o item B.1.
Bibliografia:
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília:
Editora Brasiliense, 1994.
Autor Anônimo. Díssoi Lógoi. Trad. parcial:
Giovânio Aguiar.
CARVALHO, André; MARTINS, João Carlos. Nazismo.
Belo Horizonte, Editora Lê, 1996.
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São
Paulo: Ed. Ática, 2003.
DANIEL-ROPS, Henri.
Vaticano II: o
concílio de João XXIII. Porto: Tavares Martins,
1962.
DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Ed.
Nova Cultural, 1999.
DOMINGUES, Ivan. Apostilas da disciplina Teoria do
Conhecimento ministradas no curso de Filosofia –
FAFICH em 2004.
DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das Ciências
Humanas: São Paulo: Edições Loyola, 2004.
DUHEM, Pierre. Algumas reflexões sobre as teorias
físicas. Revista Ciência e Filosofia de São
Paulo.
ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo:
Ed.Record, 2004.
LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos
Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000.
LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano.
Trad. Eduardo Abranches de Soveral. Serviço de
Educação – Fundação Calouste Gulbenkian.
PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio,
2001.
PLATÃO. Teeteto. Pará: UFP, 1973.
POINCARÉ, Henri. A ciência e a hipótese.
Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1984.
POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica.
São Paulo: Cultrix, 1974.
SMITH, Plínio. O que é Ceticismo. São Paulo:
Ed. Brasiliense, 1998. (Coleção Primeiros Passos)
VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo:
Ed. Martin Claret, 2002. |