CIÊNCIA E VERDADE
   
Desenvolvido por: Amanda
  Fernanda Campos
  Guilherme de Araújo
  Thiago Barros

Laboratório de Filosofia I - UFMG - 2° Semestre de 2007


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Informações Gerais:

Este planejamento de aulas tem o foco no tópico do CBC (Conteúdo Básico Comum) para a disciplina de Filosofia intitulado: “3.3 - A racionalidade científica - c. Ciência e Verdade”.

O objetivo consiste em estudar cada um dos conceitos supracitados em uma aula, ou seja, cada aula será destinada a um conceito (p.ex. “Pragmatismo”). Algumas propostas ficaram extensas, portanto, cabe ao professor selecionar os tópicos que acha conveniente e abordá-los no tempo próprio de cada aula. Os TBP (“Texto-Base-Professor”) são apenas sugestões bibliográficas oferecidas ao professor.

 

Estrutura de nosso planejamento:

Todas as sugestões de aulas estão estruturadas da seguinte forma:

“Pergunta-problema”: Essas perguntas foram retiradas do quadro curricular presente no CBC (Filosofia) na parte do nosso tópico.

“Tópicos”: São questões que achamos relevantes dentro do conceito central de cada aula.

“TBA: Texto-Base-Aluno”: São textos que serão disponibilizados para o aluno durante as aulas. Estes textos estão disponíveis em arquivos de texto anexados a este Planejamento (veja os Anexos). E os livros utilizados estão na bibliografia geral disposta no final deste.

 

Planejamento de Aula:

“Idéias”: São as idéias/conceitos/definições que podem ser exploradas pelo professor a partir do TBA.

“TBP: Texto-Base-Professor”: São as sugestões de referências bibliográficas para consulta do professor. Os textos difíceis de encontrar em bibliotecas estão disponíveis em arquivo de texto anexados a este Planejamento (veja os Anexos). Ao passo que outros, encontráveis em bibliotecas, estão apenas indicados na bibliografia geral disposta no final deste Planejamento de Aula.

O termo “Anexo” aparece no decorrer do Programa para assinalar os textos que disponibilizamos para o professor.

 

►  1ª Aula: Verdade

 

Pergunta-problema: A ciência é nossa única via de acesso à verdade?

 

Tópico 1: Por que o homem busca a verdade?

 

Texto-Base-Aluno (TBA):

Situação E.1 – p.15. (Filosofia da Ciência) – Anexo 1.

 

* Baixe o Anexo 1 em formato ou

 

Idéias:

Modelo

O que não é problemático não é pensado.

Pathos: Espanto / Admiração / Dúvida / Perplexidade.

Funcionamento do senso comum

 

Texto-Base-Professor(TBP):

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994.  Pp.22-6.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.88-90.

CHAUÍ, Marilena.Convite a Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.92 e 93 “Confissões de Agostinho”.

 

Tópico 2: Quais são as dificuldades para a busca da verdade?

 

TBA: Texto do professor Carlos Fontes – Anexo 2.

 

* Baixe o Anexo 2 em formato ou

 

Idéias:

Profusão de veículos e formas de informação (Ex. informações opostas sobre um mesmo fato que são divulgadas pela mídia) – Anexo 3.

 

* Baixe o Anexo 3 em formato ou

 

Propaganda (Ex. Cerveja, Celular, Refrigerantes, Carros, etc.)  Anexo 4.

 

 

Atitude dos políticos (Ex. Reportagem “Anatomia da corrupção”) – Anexo 5.

 

* Baixe o Anexo 5 em formato ou

 

Tópico 3: Exemplos de busca filosófica da verdade.

 

TBA: PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2001. Pp. 43-9 – Anexo 6.

 

* Baixe o Anexo 6 em formato ou

 

Idéias:

O fenômeno Sócrates

A pergunta “O que é?”

Doxa

Superação do senso comum

 

TBP:

PLATÃO. Teeteto. Pará: UFP, 1973. p.24-32.

DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1999. 1ª Meditação.

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.91.

VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2002. Cap. 128 “Senso comum”.

 

►  2ª Aula: Ceticismo

 

Pergunta-problema: É possível um conhecimento certo e seguro?

 

Tópico 1: O que o dicionário da língua portuguesa diz sobre o significado das palavras “cético” e “ceticismo”?

 

TBA (Para Casa): Os alunos pesquisarão em Dicionários da Língua Portuguesa a respeito dos vocábulos “cético” e “ceticismo” e trarão o resultado na próxima aula.

 

Idéias:

Sentido dos vocábulos na linguagem comum.

Sentido filosófico dos termos.

Etimologia da palavra “cético” em grego.

Exposição da corrente filosófica do ceticismo.

 

TBP:

SMITH, Plínio. O que é Ceticismo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998.

LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000. Cap. 11 “Pirro”.

 

►  3ª Aula: Dogmatismo

 

Pergunta-problema: Não há no CBC (deve ser elaborada pelo professor)

 

Tópico 1: Exemplos de Dogmas

 

TBA: Dogma católico: Infalibilidade do Papa. DANIEL-ROPS, Henri. Vaticano II: o concílio de João XXIII. Porto: Tavares Martins, 1962. p.216-224. Anexo 7.

 

* Baixe o Anexo 7 em formato

 

Dogma ideológico: Supremacia da raça ariana. CARVALHO, André; MARTINS, João Carlos. Nazismo. Belo Horizonte, Editora Lê, 1996. p. 34-44. Anexo 8.

 

* Baixe o Anexo 8 em formato

 

Trecho de filme: Arquitetura da Destruição. Diretor: Peter Cohen. 121 minutos. Trecho selecionado, começa no minuto 20 e termina aos 27 minutos. O filme pode ser encontrado no Laboratório de Filosofia da FAFICH/UFMG. Refletir sobre os dogmas científicos e artísticos.

 

Sinopse:

Esse documentário traça a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas. Destaca ainda a importância da arte na propaganda, que por sua vez teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Numa época de grave crise, no período entre guerras, a arte moderna foi apresentada como degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus. Para os nazistas, as obras modernas distorciam o valor humano e na verdade representavam as deformações genéticas existentes na sociedade; em oposição defende o ideal de beleza como sinônimo de saúde e conseqüentemente com a eliminação de todas as doenças que pudessem deformar o "corpo" do povo. Nasce assim uma "medicina nazista" que valoriza o corpo, o belo e estará disposta a erradicar os males que possam afetar essa obra.

 

Dogma científico: Anexo 9 (FALTA DIGITALIZAR)

 

Idéias:          

Dogma, Fanatismo, Preconceito, Superstição, Ideologia.

 

TBP:

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.86 e 92. p.171-176 / 234-240 / 403 e 404.

VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2002. Cap. 29 “Concílios” / 43 “Dogmas” / 55 “Fanatismo” / 75 “Inquisição” / 114 “Preconceitos” 115 “Preconceitos sentidos” / 116 “Preconceitos físicos” / 117 “Preconceitos históricos” / 118”Preconceitos religiosos” / 130 “Superstição”.

 

►  4ª Aula: Realismo

 

Pergunta-problema: É a verdade adequação à realidade?

 

TBA: §1-5 do cap. I “Das idéias em geral e da sua origem” do Livro II. LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Trad. Eduardo Abranches de Soveral. Serviço de Educação – Fundação Calouste Gulbenkian. Anexo 10.

 

* Baixe o Anexo 10 em formato ou

 

Idéias:          

Percepção e Idéias.

Sujeito e Objeto.

Experiência.

Objetos de sensação / Objetos da reflexão.

 

TBP:

LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000. §45-54 do cap. I “Zenão” do livro VII.

“Fontes, natureza e elementos do conhecimento” – Apostila da disciplina “Teoria do Conhecimento” ministrada pelo prof. Ivan Domingues (UFMG) – Anexo 11.

 

* Baixe o Anexo 11 em formato ou

 

Texto nº 3 da apostila: LADRIERE, J.: “Representação e Conhecimento” – Anexo 12.

 

* Baixe o Anexo 12 em formato ou

 

 

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2003. Pp.68-9.

 

Quadro “Isto não é um cachimbo” de René Magritte – Anexo 13 (Este quadro deve ser explorado tendo em vista a leitura dos textos: “Fontes, natureza e elementos do conhecimento” de Ivan Domingues e “Representação e Conhecimento” de Ladrière.). O quadro é uma ilustração do conceito de “Representação”, bastante utilizado na Teoria do Conhecimento.

 

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►  5 ª Aula: Relativismo

 

Perguntas-problema:

A verdade é uma crença?

A verdade é um valor absoluto?

 

Tópico 1: Qual é a influência da cultura em nossos valores e conhecimentos?

 

TBA: Item II “Sobre o Belo e o Feio” Autor Anônimo. Díssoi Lógoi. Trad. parcial: Giovânio Aguiar. (Anexo 14).

 

* Baixe o Anexo 14 em formato ou

 

Idéias:          

Cultura, Relatividade dos valores, Crença, Padrão de beleza.

 

TBP:

Díssoi Lógoi – Anexo 14 - Autor Anônimo. Díssoi Lógoi. Trad. parcial: Giovânio Aguiar.

LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000. Cap. 8 “Protágoras” do livro IX.

ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Ed.Record, 2004.

 

►  6 ª Aula: Pragmatismo

 

Pergunta-problema: Pode a verdade ser assimilada à utilidade?

 

TBA: Trecho do livro. DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das Ciências Humanas: São Paulo: Edições Loyola, 2004.  Anexo 15.

 

* Baixe o Anexo 15 em formato ou

 

Idéias:          

Etimologia do vocábulo Pragma, Utilidade,Ação.

 

TBP:

“Rorty, a Questão Fundacional e o Problema da Verdade” – Anexo 16.

 

* Baixe o Anexo 16 em formato ou

 

►  7ª Aula: Ciência

 

Perguntas-problema:

Como pode o conhecimento científico ser, ao mesmo tempo, verdadeiro e provisório?

A verdade é submetida ao tempo?

As verdades matemáticas constituem o modelo de toda a verdade?

 

Tópico 1: A atitude científica

 

TBA:

Situação E.1 – ALVES, Ruberm. Filosofia da Ciência. São Paulo: Editora Brasiliense. 19ª edição, 1994. p.15 – Anexo 1.

Situação D.1 –  ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p.42. – Anexo 17.

 

* Baixe o Anexo 1 em formato ou

 

* Baixe o Anexo 17 em formato ou

 

Situação E.3 –  ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p.43. – Anexo 18.

 

* Baixe o Anexo 18 em formato ou

 

Idéias:          

Senso comum e Ciência, A busca por modelos (a provisoriedade do conhecimento científico), os modelos são construções mentais?, analogia entre a Teoria e a Realidade, Pretensão de validade universal (“Todos os gansos são brancos”).

 

TBP:

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. Cap.3 e 4, especialmente p.96.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1974. §85 “A trilha da ciência”.

 

Tópico 2: A Matemática.

 

Idéias:          

A linguagem matemática.

 

TBP:

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p.78-83 / p.88 e 89 (F.1 e F.2).

DUHEM, Pierre. Algumas reflexões sobre as teorias físicas. Revista Ciência e Filosofia de São Paulo.

Anexo 19.

 

* Baixe o Anexo 19 em formato ou

 

Idéias:          

Fatos, Hipóteses, Experimentação, Teorias.

 

TBP:

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. Cap. 5 e 6. Fatos e Hipóteses – p.86 D.5 / Exemplos de experimentação – p.87 D.7 / Teorias – p.93 e ss. Todo o item B.1.

 

Bibliografia:

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Brasília: Editora Brasiliense, 1994.

Autor Anônimo. Díssoi Lógoi. Trad. parcial: Giovânio Aguiar.

CARVALHO, André; MARTINS, João Carlos. Nazismo. Belo Horizonte, Editora Lê, 1996.

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2003.

DANIEL-ROPS, Henri. Vaticano II: o concílio de João XXIII. Porto: Tavares Martins, 1962.

DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1999.

DOMINGUES, Ivan. Apostilas da disciplina Teoria do Conhecimento ministradas no curso de Filosofia – FAFICH em 2004.

DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das Ciências Humanas: São Paulo: Edições Loyola, 2004.

DUHEM, Pierre. Algumas reflexões sobre as teorias físicas. Revista Ciência e Filosofia de São Paulo.

ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Ed.Record, 2004.

LAÊRTIOS, Diôgenes. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres.São Paulo: Editora UnB, 2000.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Trad. Eduardo Abranches de Soveral. Serviço de Educação – Fundação Calouste Gulbenkian.

PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2001.

PLATÃO. Teeteto. Pará: UFP, 1973.

POINCARÉ, Henri. A ciência e a hipótese. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1984.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1974.

SMITH, Plínio. O que é Ceticismo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998. (Coleção Primeiros Passos)

VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2002.