Uma nova fase de gestão iniciou-se na sexta-feira, 10 de novembro, com a cerimônia de posse da gestão 2023-2027 da Fafich. A cerimônia ocorreu no auditório Graciela Inés Ravetti de Gómez, na Faculdade de Letras, e foi conduzida pela professora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG.

A professora Thais Porlan de Oliveira, do Departamento de Psicologia, assume a diretoria da unidade com a expectativa de aprofundar e aprimorar os processos institucionais que semeou na gestão anterior, como vice do professor Bruno Pinheiro Wanderley Reis (DCP).
Em seu discurso, Thais expressou satisfação pelo trabalho desenvolvido como vice-diretora ante os grandes desafios do período passado, como os cortes do orçamento público, os ataques à autonomia universitária e a pandemia global de COVID-19.
As circunstâncias não impediram a execução de projetos há muito desejados pela comunidade da unidade. Entre outros, destacou-se o Plano de Desenvolvimento Institucional da Fafich, arquitetado pela então vice-diretora e publicado quase juntamente à mudança de gestão. A presença de Thais à frente da unidade, porém, representa mais que uma continuidade. Sua gestão aponta para uma importante renovação na Fafich, após mais de uma década de gestão por diretores homens.

"O desafio não foi pequeno, e eu me senti pessoalmente compelida a assumir um papel mais ativo […] justamente por entender que a Fafich e a UFMG precisavam de uma união interna em relação aos nossos procedimentos institucionais."
O novo vice-diretor, o professor Rogério Duarte do Pateo, também traz consigo novidades. É a primeira vez que toma posse um membro do Departamento de Antropologia e Antropologia, o qual ele mesmo chefiou por duas vezes, como lembrou em sua fala o professor Bruno Reis: "Chefe antropólogo, em poucos meses levou a Congregação a rever decisão anterior (cara ao Diretor de plantão) em favor de uma irrecusável reutilização de espaços tão necessários à operação da área, emergente na casa, da Arqueologia. […] Com Thais e Rogério, temos muito mais que uma plataforma ou programa de ação; temos um processo de inovação institucional, reinstitucionalização funcional da Diretoria e um horizonte de recuperação de estruturas acadêmicas carentes de atualização."
Após a cerimônia, boa parte do público presente permaneceu no auditório para agradecer ao professor Bruno Reis pelos anos de dedicação à administração da unidade, e também para parabenizar os novos diretores.





Perfil da direção
Thais Porlan de Oliveira, diretora (gestão 2023-2027)
Professora do Departamento de Psicologia desde 2008. Foi coordenadora da graduação em psicologia (2010-2012), chefe de departamento (2015-2017), representante da unidade no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2018-2019) e vice-diretora da Fafich (2019-2023), tendo ainda composto outras comissões e instâncias, como a Câmara de Pós-graduação, a Comissão Permanente de Saúde Mental e o Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG.
Rogério Duarte do Pateo, vice-diretor (gestão 2023-2027)
Professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia desde 2010. Atuou como coordenador do colegiado de graduação em ciências sociais (2012-2014) e chefe de departamento (2014-2016 e 2023). Compôs órgãos colegiados no âmbito do seu departamento, como a Câmara Departamental, o Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado do Curso, e foi representante docente na Congregação da unidade.
Bruno Pinheiro Wanderley Reis, diretor (2019-2023)
Professor do Departamento de Ciência Política desde 1994, coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciência Política (1997-1999) e o curso de graduação em ciências sociais (2004-2006). Compôs a diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP, 2008-2010), a diretoria (2013-2014) e o comitê acadêmico (2016-2018) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Foi vice-diretor da Fafich, junto ao professor Orestes Diniz Neto (2016-2019), e diretor na gestão 2019-2023.