Retirada de diplomas e certificados (Mestrado, Doutorado e pós-doutorado)

Para consultar se seu diploma ou certificado de pós-doutorado já está disponível para retirada, clique aqui

Lembramos a todos e todas que o diploma ou certificado deve ser retirado pelo/a titulado/a

Em caso de retirada por terceiros, é necessário que seja enviado email para secretaria informando os dados da pessoa que irá retirar o diploma. No momento da retirada será necessário a apresentação de um documento oficial com foto.

Para solicitar o diploma, favor ler as informações abaixo:

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Requerimento de diplomas (Mestrado e Doutorado)

Após a defesa, o prazo definido pelo Colegiado para a entrada com o pedido de diploma é de 1 mês, a partir da data de defesa.

Documentação necessária:

IMPORTANTE: antes de ser entregue na Biblioteca da FAFICH ou fazer o upload no Repositório da UFMG,  a dissertação ou tese impressa deve ter a Ata ou Folha de Aprovação emitida pela secretaria e a Ficha Catalográfica, fixada/anexada obrigatoriamente na encadernação  e na versão eletrônica. Essa ficha é feita pela biblioteca da FAFICH e pode ser solicitada na página da Biblioteca (http://www.fafich.ufmg.br/bib/). A Folha de Aprovação ou Ata de Defesa é emitida pela secretaria e enviada ao discente após a defesa.

Para o Doutorado é exigida a publicação ou aceite de publicação de artigo em periódico Qualis A, B1 ou B2, antes da defesa, para a liberação da Ata ou Folha de Aprovação.

IMPORTANTE: Os trabalhos entregues a partir de 09/09/2019 deverão estar em conformidade com as diretrizes disponíveis no site do Repositório Institucional da UFMG.  Com o novo fluxo de informação, o aluno passa a entregar a versão final do trabalho por meio do autoarquivamento do site do Repositório.
No Menu “instruções aos autores” estão disponíveis as orientações para o autoarquivamento e para a normalização da versão final dos trabalhos. Lá está disponível também  o novo Termo de Autorização para disponibilização de teses, dissertações e monografias no Repositório.


A solicitação do diploma deverá ser feita por email (posgradpsi@gmail.com), com cópia legível dos documentos abaixo:

1. Cópia da carteira de identidade com órgão emissor;

2. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

3. Histórico Escolar da Pós-Graduação (Pode ser impresso no link: https://sistemas.ufmg.br/iaWeb)

4. Cópia do diploma de graduação ( frente e verso ) e p/ Doutorado: cópia do diploma de Mestrado – se houver

5. Atestado de entrega de trabalho no Repositório Institucional da UFMG (a ser emitido pela equipe do setor do Repositório Institucional da UFMG e enviado por este setor à secretaria do PPG Psicologia)

6.  Termo de Autorização Relativo ao Depósito e Disponibilização de Trabalhos Acadêmicos no RI- UFMG. Serão recebidos exclusivamente os Termos de Autorização gerados e tramitados via SEI-UFMG.  A fim de garantir o envio dos Termos de autorização para o endereço correto, acessem o formulário via SEI (https://sei.ufmg.br/)  e , em caso de dúvida, consultem a tabela de endereços  disponível em https://repositorio.ufmg.br/static/politica/lista-de-enderecos-sei.pdf. Disponibilizamos, em anexo, um breve tutorial sobre este passo.

7. Nada consta da entrega na biblioteca da Fafich de 1(um) exemplar da dissertação ou tese (encadernado em capa dura), no qual também deve constar: resumo com palavras-chave, abstract, ficha catalográfica emitido pela biblioteca da FAFICH, folha de aprovação. Verifique orientações em: https://www.fafich.ufmg.br/biblioteca/

8. Declaração de “nada consta” da biblioteca da Fafich – o aluno deverá entregar a carteira da biblioteca para obter a declaração. Verifique orientações em: https://www.fafich.ufmg.br/biblioteca/