Continuidade de Estudos


A continuidade de estudos acontece quando o discente graduado no curso de Comunicação Social da UFMG retorna ao curso para obtenção de uma outra habilitação, respeitando o tempo de integralização do curso, fixado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão. O discente deverá cursar todas as atividades obrigatórias necessárias para a integralização da nova habilitação, o que inclui novas atividades referentes ao Seminário de Projetos Experimentais, Projeto Experimental I e Projeto Experimental II equivalentes à nova habilitação desejada, além de optativas eventualmente indicadas pela coordenação do curso, percurso que exige, no mínimo, três semestres (um ano e meio). Os discentes aprovados na continuidade de estudos serão vinculados na versão curricular de 2010/1 do curso de graduação em Comunicação Social, desde que respeitando o tempo disponível do discente para sua integralização.

Requerimento para Continuidade de Estudos

Importante: esta modalidade só é possível para discentes egressos do antigo curso de Comunicação Social (até a versão curricular 2010/1, não sendo mais possível para os agora discentes cursos autônomos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com entrada na UFMG a partir de 2016/1. Aqui os interessados poderão optar pela Formação Complementar Aberta no outro curso correlato da área da Comunicação Social). O pedido de continuidade não precisa ser feito logo no semestre em que o estudante conclui a primeira habilitação, podendo adiar tal solicitação, por exemplo, para o semestre subsequente. Mas atenção: a partir de entendimentos da coordenação com a última turma de ingressantes do curso de graduação em Comunicação Social em 18 de março de 2016, ficou definida como data limite para pedidos de qualquer continuidade de estudos aquela que vier a ser estabelecida pelo calendário de atividades da Universidade Federal de Minas Gerais para o segundo semestre letivo de 2019. Após esta data, no final de 2019, não serão mais aceitos, portanto, quaisquer pedidos de continuidade de estudos para Comunicação Social.

Só serão analisados os requerimentos de continuidade de estudos em Comunicação Social dos discentes que apresentarem média de rendimento semestral global superior a 3,5 (três e meio) e, por ocasião da análise dos requerimentos de continuidade de estudos, o Colegiado analisará o número de vagas estabelecido para cada habilitação. Havendo número maior de pedidos que o número de vagas disponível para cada habilitação, será dada preferência ao discente que apresentar o maior RSG médio na habilitação concluída. Conforme disposto no item III do art. 52 do Regimento Geral da UFMG, é vedada a reopção de curso para discentes em continuidade de estudos.

Requerimento para Continuidade de Estudos

Resolução 01.COL.COM.2016