Os trabalhos e projetos desenvolvidos no EME receberam ao longo dos anos diversas premiações. Entre elas:
Destaques do 22º Encontro de Extensão da Semana do Conhecimento da UFMG
A bolsista de extensão, Ayana Odara, apresentou no dia 18 de outubro seu trabalho sobre o Projeto Compartilha, desenvolvido e realizado pelo Grupo de Pesquisa EME. O projeto recebeu o prêmio de Destaques do 22º Encontro de Extensão da Semana do Conhecimento da UFMG, tendo seu projeto como um dos destaques da FAFICH.
Medalha do Mérito Legislativo
A pesquisadora do Grupo EME Dra Fernanda Nalon Sanglard recebeu da Câmara Municipal de Juiz de Fora a Medalha do Mérito Legislativo na área de Direitos Humanos, em solenidade no dia 25 de abril de 2019. A Medalha, maior honraria da Casa, tem a finalidade de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.
Prêmio Direitos Humanos 2018 – Ministério dos Direitos Humanos
O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) recebeu, no dia 21/11/2018, o Prêmio Direitos Humanos 2018, concedido pelo Ministério dos Direitos Humanos. Criado em 1995, o prêmio é a maior honraria concedida pelo governo federal na área.
Segundo a publicação do ministério, o grupo foi selecionado “por sua relevante atuação, em âmbito nacional e/ou internacional, na promoção e defesa dos Direitos Humanos”.
MENÇÃO HONROSA – PRÊMIO NO COMPOLÍTICA DE MELHOR TESE
Regiane Garcêz, professora, pesquisadora e integrante do grupo EME ganhou menção honrosa no Compolítica – Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política de 2017 – pela sua tese ‘’Representação política e lutas sociais. Quem fala em nome de quem no debate sobre a educação de surdos.’’
Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela de 2015
Danila Cal recebeu o prêmio da categoria Melhor Tese pelo “Configuração Política e Relações de Poder no Trabalho Infantil Doméstico: tensões nos discursos dos media e de trabalhadoras”, na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação(COMPÓS). O trabalho é de sua autoria, tendo sido orientada pela Profª Drª Rousiley Celi Moreira Maia.
Prêmio CAPES de Tese 2013 (Ciências Sociais Aplicadas I)
Prêmio CAPES de Tese 2013 (Ciências Sociais Aplicadas I) pelo trabalho “Sistema deliberativo e tensões entre interesses públicos e privados: a criação da Empresa Brasil de Comunicação em debate no Congresso e na Imprensa”, da doutora Edna Miola, orientado pela professora Rousiley Maia. Instituição: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Menção honrosa – Prêmio Compolítica de Melhor Dissertação
A pesquisadora Vanessa Veiga recebeu Menção Honrosa deMelhor Dissertação da áreade comunicação e política, na Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica 2013. O seu trabalho, “Direitos Humanos e suas justificativas na mídia: a controvérsia envolvendo o caso do PNDH3″, foi orientado pela pela professora Rousiley Maia, na Instituição de ensino UFMG.
Menção honrosa – Prêmio Compós de Teses 2013
Menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2013, pela tese “Sistema deliberativo e tensões entre interesses públicos e privados: a criação da Empresa Brasil de Comunicação em debate no Congresso e na imprensa”, realizado pela doutora Edna Miola, e orientada pela professora Rousiley Maia. Instituição: Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.
Prêmio Inclusão 2011 (Categoria Comunicação) – Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte
Prêmio concedido anualmente pela Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte a pessoas que contribuíram com a inclusão das pessoas com deficiência seja em pesquisas científicas, ativismo político ou ações sociais e institucionais.
Pesquisadora: Regiane L. de Oliveira Garcêz
Instituição: Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte
Menção honrosa – Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (categoria dissertação)
Menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo / 2011, categoria Dissertação de Mestrado, com o trabalho intitulado “Cultura Pública e Aprendizado Social: a trajetória dos enquadramentos sobre a temática da deficiência na imprensa brasileira (1960-2008)”, realizado pela mestra Ana Carolina Vimieiro, e orientado pela professora Rousiley Maia. Instituição: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
Menção Honrosa – Prêmio Políticas Públicas e equidade (FGV – categoria Doutorado)
Menção Honrosa no Prêmio Políticas Públicas e Equidade: avanços práticos (categoria Doutorado / 2009), com o trabalho intitulado “O Processo Deliberativo a partir das Margens: o programa Bolsa-Família na mídia e na fala das beneficiárias”, realizado pela doutora Ângela Marques, e orientado pela professora Rousiley Maia. Instituição: Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (Fundação Getúlio Vargas).
1º lugar no I Concurso de Monografias, Dissertações e Teses – Rede Andi (Categoria Dissertação)
1º Lugar no I Concurso de Monografias, Dissertações e Teses do Informação (Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo – 2008), categoria Dissertação, com o trabalho intitulado “Entre o privado e o público: contextos comunicativos, deliberação e trabalho infantil doméstico”, realizado pela mestra Danila Rodriguez Gentil Cal, e orientado pela professora Rousiley Maia. Instituição: Rede Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância.
Menção Honrosa concedida às melhores dissertações de mestrado da UFMG na área de Ciências Sociais Aplicadas
Menção Honrosa concedida às duas melhores dissertações de mestrado da Área deCiências Sociais Aplicadas da II Semana de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2000). O trabalho premiado tem como título “A produção privada de discursos públicos; o marketing político eleitoral”; foi realizado pela mestra Juliana Santos Botelho, e orientado pela professora Rousiley Maia. Instituição: UFMG.