Estágio


O estágio no curso de Jornalismo é regulamentado pela Resolução 002/2019 e possui as seguintes características:

  • É uma oportunidade de aprendizado para @ estudante e faz parte das atividades obrigatórias para o curso de Jornalismo (a natureza do contrato de estágio pode ser “obrigatória” ou “não-obrigatória”).
  • Deve contemplar um plano de atividades que descreva ações realizadas pel@ estudante na área do Jornalismo.
  • A carga horária máxima do estágio é de 30 horas semanais e poderá ser eventualmente alterada para não prejudicar o bom aproveitamento d@ discente no curso (caso de provas ou comparecimento à Comissão de Estágio, por exemplo).
  • O estágio é acompanhado pela Comissão de Estágio de forma conjunta com a Coordenação de Curso.
  • A Comissão de Estágio é responsável por aprovar o plano de atividades proposto ao início do estágio, receber e avaliar os relatórios parciais e finais.
  • As atividades didáticas d@ estudante são prioritárias e a participação e aproveitamento d@ discente no curso não podem ser prejudicadas pela participação no estágio.

Consulte a cartilha sobre a lei de estágio e a íntegra da Lei do estágio: LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Comissão de Estágio do curso de Jornalismo – Plantão de Férias 2020

Orientador Prof. Phellipy Jácome

Atendimento na sala 1040, 4ª feira de 10h às 11h

Procedimentos básicos para realização do estágio

Antes de iniciar o estágio, @ estudante deve:

PASSO 1: Verificar se a organização onde irá realizar estágio já possui um protocolo de estágio celebrado com a UFMG. Para verificar se o protocolo já foi criado consulte os links abaixo

FAFICH (para convênios celebrados apenas no âmbito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas)

ProGrad (para convênios celebrados no âmbito da UFMG, através da Pró-Reitoria de Graduação

PASSO 2: Caso a organização já possua um protocolo vigente firmado, siga para o próximo passo. Caso não possua, veja aqui as orientações para o estabelecimento de protocolo de estágio.

Caso a organização não possua um protocolo de estágio firmado com a FAFICH, ou caso este tenha expirado, @ estudante deverá providenciar então um novo protocolo de convênio. O procedimento, neste caso, é simples e não depende do horário da comissão de estágio:

1) Imprimir duas vias do modelo de Protocolo de Estágio a ser firmado entre a empresa e a FAFICH, preencher com os dados da organização onde fará estágio. As duas vias tem que ser assinadas e carimbadas pela responsável da organização, deixando o campo da data em branco.

2) Entregar as duas vias assinadas na Secretaria do Colegiado, que irá encaminhar os documentos à Diretoria da FAFICH para formalizar o protocolo.

PASSO 3: Comparecer ao atendimento da Comissão de Estágio do Curso de Jornalismo, portando os seguintes documentos preenchidos e assinados pela empresa e pel@ estudante.

Três vias do Termo de Compromisso: o termo de compromisso deve conter o número do Protocolo de Estágio firmado com a FAFICH e número de apólice do seguro-saúde. Tem que estar prévia e devidamente assinado pel@ alun@ e pel@ supervisor(@) da empresa (com o carimbo).

Três vias do Plano de Atividades: Tem que estar prévia e devidamente assinado pel@ alun@ e pel@ supervisor(@) da empresa (com o carimbo).

ATENÇÃO: Comparecer à Comissão para formalizar o início do estágio no prazo máximo de 30 dias após o início das atividades. A Comissão de Estágio e a Coordenação de Curso não assinarão Termos de Compromisso com data retroativa superiores a este período.
Durante o estágio, observar:

A cada seis meses: Apresentar o Relatório de Atividades de Estágio – mesmo que prossiga no estágio por mais tempo. Uma via fica arquivada no Colegiado de Jornalismo, e a outra fica para @ própri@ discente, caso queira depois solicitar que esta vivência profissional seja integralizada como créditos (veja o Projeto Pedagógico do Curso para mais informações sobre aproveitamento de créditos).

Em caso de rescisão: Caso @ estudante interrompa o estágio antes do prazo descrito no Termo de Compromisso, deve trazer o termo de rescisão em três vias à Comissão de Estágio;

Em caso de prorrogação do estágio (aditamento): Trazer o novo Termo de Compromisso à Comissão de Estágio.

Após o estágio:

A disciplina COM 704 – Estágio Supervisionado Obrigatório  tem o objetivo de acompanhar, formalizar e validar os aproveitamentos de estágio desenvolvidos pel@s discentes, especialmente os não-obrigatórios, como previsto no currículo do curso.
Sendo assim, indicamos como altamente recomendável a matrícula na disciplina para discentes que estão ou estarão matriculados apenas no quinto período do curso em diante e:
1 –  Já fizeram estágio com a produção de relatório semestral entregue ao colegiado;
2 – Realizam estágio no mesmo período em que se matriculou na disciplina e têm a perspectiva de nele permanecer e cumprir, pelo menos, 240horas. Essa carga horária deve ser completada até 45 dias antes da finalização do semestre letivo.