No curso de Publicidade e Propaganda, o Trabalho de Conclusão de Curso é chamado de Projeto Experimental. Trata-se de um dos momentos em que o estudante pode conceber e realizar as mais diferentes práticas de Publicidade e Propaganda articuladas a um pensamento estratégico acerca do seu papel. É uma possibilidade concreta de articular ensino, pesquisa e extensão ao demandar que se organizem trabalhos que necessitam associar intrinsecamente o diagnóstico e a resolução do problema com o aprendizado e o ensino.
O Projeto Experimental compreende a elaboração de monografia ou produção específica, em torno de temática e/ou prática da Publicidade e Propaganda.
No sexto semestre o(a) estudante deverá cursar o Seminário de Projeto Experimental, no qual formulará a proposta de trabalho a ser executada e definirá o(a) professor(a) que irá orientá-lo(a) nos dois semestres seguintes. No final do semestre, o(a) aluno(a) deverá entregar ao Colegiado o formulário de Aceite de Orientação em Projeto Experimental. Com a entrega do formulário, o(a) aluno(a) formalizará, junto ao Colegiado, a escolha do(a) seu(sua) orientador(a) e o aceite do(a) mesmo(a) em orientá-lo(a).
A orientação do Projeto Experimental é realizada por um/uma docente atuante no Departamento de Comunicação Social, ou de outro departamento da UFMG (desde que haja anuência do Colegiado do curso), com competência reconhecida na área a que se vincula o trabalho. Havendo necessidade, pode haver uma coorientação, realizada por docente ou profissional de formação superior e competência reconhecida.
Importante:
As orientações dos trabalhos de TCC deverão ser realizadas exclusivamente por professor do quadro efetivo da UFMG.
Estudantes da pós-graduação (mestrando(a) ou doutorando(a)), poderão atuar nestes trabalhos. Neste caso, deverão ser coorientadores, não sendo permitido a atuação como orientador(a).
O Colegiado de Publicidade e Propaganda conduz a realização de Trabalhos de Conclusão de Cursos a partir da resolução COL.PP. 005/2018.
Procedimentos para Realização da Defesa de TCC
● Passo 1 – O(A) estudante deverá, juntamente com seu(sua) orientador(a), organizar a apresentação da defesa escolhendo a banca, data, horário, agendando o local e providenciando os equipamentos necessários.
● Passo 2 – O(A) estudante deverá enviar um e-mail para o colegiado, com conforme data estabelecida no calendário do Curso, anexando o Formulário de Registro de Defesa contendo todas as informações preenchidas.
● Passo 3 – Após o recebimento do Formulário de Registro de Defesa, o Colegiado fará a divulgação da apresentação do trabalho e enviará ao(à) orientador(a) as informações sobre os demais procedimentos.
Importante: Após a defesa, as notas somente serão lançadas após o recebimento pelo Colegiado da versão final do trabalho, da ata e da súmula contendo as assinaturas de todos os membros da banca.
Faça o download dos formulários necessários para o TCC
- Formulário de Aceite de Orientação
- Formulário de Composição de banca de Trabalho de Conclusão de Curso
- Modelo de ata de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso
- Súmula de Avaliação Discente individual para trabalho prático
- Súmula de Avaliação Discente individual para monografia
- Modelo de lista de presença em defesa de TCC