Estágio

O estágio no curso de Publicidade e Propaganda é regulamentado pela Resolução 01/2017 . Trata-se de uma oportunidade de aprendizado para o estudante e não é obrigatório para o curso de Publicidade e Propaganda. Ele consiste na atividade de Vivência Profissional Complementar e pode ser aproveitado para integralização de até 8 (oito) créditos em Atividades Complementares, conforme previsto no Projeto Pedagógico.

O estágio deve contemplar um plano de atividades que descreva ações realizadas pelo estudante na área da Comunicação.

A carga horária máxima do estágio é de 30 horas semanais e poderá ser eventualmente alterada para não prejudicar o bom aproveitamento do estudante no curso (caso de provas ou comparecimento à Comissão de Estágio, por exemplo).

O estágio do estudante do Curso de Publicidade e Propaganda é acompanhado pela Comissão de Estágio deste curso de forma conjunta com a Coordenação de Curso.

A Comissão de Estágio é responsável por aprovar o plano de atividades proposto ao início do estágio, receber e avaliar os relatórios parciais e finais do estágio.

As atividades didáticas do estudante são prioritárias e a participação e aproveitamento do aluno no curso não podem ser prejudicadas pela participação no estágio.

Consulte a cartilha sobre a lei de estágio e a íntegra da Lei do estágio: LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Procedimentos básicos para realização do estágio

  • Antes de iniciar o estágio, o estudante deve:

    PASSO 1
    Discentes enviam e-mail para publicidadeepropaganda@fafich.ufmg.br, demandando a formalização de Estágio não Obrigatório e anexando os seguintes documentos, já preenchidos e em formato editável (Word):

    Termo de Compromisso

    Plano de Atividades

    A mensagem deve conter ainda: Nomes e e-mails da/o representante legal da empresa/instituição e da/o supervisor/a de estágio.

    Neste passo, não há necessidade de assinaturas, pois elas serão inseridas via SEI.

    Atenção: A Comissão de Estágio analisará documentos com, NO MÁXIMO, 30 dias de retroatividade.

    PASSO 2
    A Comissão de Estágio do Curso de Publicidade e Propaganda analisará os documentos tendo como base a Lei de Estágio, as diretrizes da UFMG e a resolução específica do Colegiado para este fim.

    PASSO 3
    Caso esteja tudo correto com a documentação, discente e representantes da empresa devem realizar cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

    Para informações de cadastro, clique aqui.

    PASSO 4
    A Comissão de Estágio criará um processo específico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para que discente e representantes da empresa assinem digitalmente os documentos.

    PASSO 5
    Coordenação de Estágio e Coordenação do Curso assinam os documentos e liberam o processo.

  • Durante o estágio, observar:

    A cada seis meses: Anexar Relatório de Atividades de Estágio ao processo criado no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

    Modelo para elaboração do Relatório de Atividades

    Em caso de rescisão: Se a/o estudante interromper o estágio antes do prazo descrito no Termo de Compromisso, deve anexar o termo de rescisão ao processo criado no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

    Modelo de Termo de Rescisão

    Se houver prorrogação do estágio (aditamento): Anexar Termo Aditivo ao processo criado no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

    Modelo de Termo Aditivo

  • Após o estágio:

    Anexar Relatório de Atividades de Estágio ao processo criado no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

    Modelo de Relatório de Atividades