O Aproveitamento de Estudos é a dispensa de atividade acadêmica constante do percurso curricular discente, por ter cursado disciplinas em outras instituições de ensino superior, inclusive em mobilidade acadêmica nacional e internacional, desde que a atividade seja considerada equivalente à ministrada pela UFMG.
Legislação
RESOLUÇÃO CEPE Nº 06/2019, DE 11 DE JUNHO DE 2019
Como solicitar
I – o protocolo do requerimento de aproveitamento de estudos deverá ser efetuado, no máximo, até o segundo período letivo de vínculo no curso ou na estrutura formativa de tronco comum da UFMG;
II – no caso de mobilidade acadêmica (nacional ou internacional), o protocolo do requerimento deverá ser realizado até, no máximo, o segundo semestre letivo após seu retorno;
III – é necessário haver correspondência entre a(s) atividade(s) cursada(s) em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica curricular constante do percurso curricular a que se vincula o(a) aluno(a) e para a qual se solicita o aproveitamento;
IV – é necessário ter concluído a atividade acadêmica antes da data de ingresso no curso ou estrutura formativa de tronco comum da UFMG, exceto nos casos de intercâmbio (nacional ou internacional);
V – não ter sido reprovado(a) na atividade acadêmica curricular ofertada pela UFMG para a qual requer aproveitamento de estudos;
VI – não estar matriculado na atividade acadêmica curricular a qual requer aproveitamento de estudos.
Quando solicitar
O Calendário Acadêmico estabelece , em cada período letivo, o período para o(a) estudante requerer aproveitamento de estudos.
Documentação e onde solicitar
- Requerimento de aproveitamento de estudos devidamente preenchido e assinado, disponível neste link.
- Histórico escolar emitido pela instituição na qual os estudos foram realizados ou documento oficial equivalente;
- Programa da atividade cursada, contendo ementa e carga horária. Se as disciplinas foram cursadas na própria UFMG, antes de ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, não necessita apresentar o Programa.
- O requerimento com a documentação deverá ser enviado em um único arquivo via moodle: https://virtual.ufmg.br/plataforma/mod/assign/view.php?id=33990
- Deve ser preenchido um requerimento para cada disciplina a ser dispensada e, junto a este, toda a documentação exigida;
- Deverá ser enviado ao colegiado um único arquivo, em formato PDF, para cada requerimento de dispensa. Neste arquivo deverá constar o formulário e a documentação comprobatória.
- O Colegiado confirmará o recebimento e, posteriormente, o deferimento/indeferimento via moodle.
- O moodle somente estará disponível no período de requerimento do Calendário Acadêmico.