É a atribuição de créditos em atividades acadêmicas curriculares com registro a posteriori (atividades extracurriculares), até então denominadas atividades complementares como atividades optativas do Grupo 9 (G9).
Serão consideradas as atividades acadêmicas curriculares realizadas dentro ou fora da UFMG, as seguintes modalidades: Vivência Profissional Complementar (atividades de estágio), atuação em Programa de Iniciação Científica, atuação em Programa de Iniciação à Docência, atuação em Programa de Iniciação à Extensão; participação em discussões temáticas, organização e participação em eventos, representação discente em órgãos colegiados da UFMG, participação em empresa júnior de Comunicação Social.
As atividades devem ser realizadas após o ingresso do(a) estudante no curso de Publicidade e Propagada.
O aproveitamento de estudos a posteriori é regulado pela Resolução Col. PP 001/2020.
Quando solicitar: Em cada período letivo, de acordo com o calendário do Colegiado, haverá um prazo para o(a) estudante protocolizar o requerimento de aproveitamento de estudos a posteriori.
Documentação e onde solicitar
I – requerimento de aproveitamento de estudos a posteriori devidamente preenchido e assinado;
II – documento comprobatório da atividade realizada. Para cada atividade é exigida uma documentação que deverá constar informações específicas. A documentação exigida na Resolução COL.PP. 01/2020, de 09 DE JUNHO DE 2020*.
*A documentação comprobatória referente às atividades de estágio devem ser anexadas ao formulário mesmo que o(a) aluno(a) já tenha entregue à Comissão de Estágio.
O(s) requerimento(s) com a documentação deverão ser enviados via moodle: https://virtual.ufmg.br/plataforma/mod/assign/view.php?id=34084 pelo(a) próprio(a) estudante. O moodle somente abrirá no período para envio do requerimento.
Importante:
– O(A) estudante poderá requerer no máximo 8 créditos (120 horas) durante todo o seu percurso curricular.
– O Colegiado não aceita requerimentos que excedam o limite de 8 créditos (120 horas).
– O Colegiado aceita somente as atividades que forem realizadas após o ingresso do(a) estudante no curso de Publicidade e Propagada.
– O(A) estudante deverá preencher um requerimento para cada atividade acadêmica que requerer o crédito e, junto a este, anexar a documentação comprobatória exigida;
– Algumas atividades possuem um limite de créditos já definidos. Outras o(a) estudantes consegue requerer mais créditos de acordo com o tempo que participou da atividade. Nesses casos, o(a) aluno deverá preencher a quantidade de crédito requerida.
– Deverá ser submetido no moodle um único arquivo para cada requerimento. Neste arquivo deverá constar o requerimento e a documentação comprobatória.
– O Colegiado somente aceita documentação em formato PDF.
– O requerimento deverá ser assinado pelo(a) estudante.
– O moodle somente abrirá no período para envio do requerimento.
– O comprovante de recebimento da documentação, bem como o deferimento/indeferimento após a análise será retornado diretamente via moodle.