A formação em Publicidade e Propaganda enfrenta desafios comuns ao ensino superior no Brasil hoje e, ao mesmo tempo, possui peculiaridades resultantes do processo histórico de implantação dos cursos de graduação na área de Comunicação Social. A profissionalização esbarra nas especificidades e incongruências do mercado, em que as mudanças rápidas dificultam a articulação entre carreiras, formação e panorama de atuação.
Esse conjunto de desafios é vivido de modo peculiar pelos cursos vinculados à área de Comunicação, que historicamente também privilegiam uma visão instrumental da formação profissional, em parte resultante do mesmo processo que fez constituir o sistema midiático brasileiro.
Nesse cenário, o projeto pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda UFMG foi concebido para preservar os ideais de interdisciplinaridade que marcam sua trajetória e história, desde o final da década de 1980, quando o fortalecimento de um projeto pedagógico comum permitia uma lógica de formação mais abrangente e menos presa à compartimentação das dimensões de habilitação. Essa proposta de formação mais global e integrada acarretou grande integração das atividades didáticas, incluindo as específicas das outrora habilitações e potencializou a contribuição do campo (e de seus docentes), independentemente de sua vinculação. É sob este espírito que se constrói a proposta de curso em Publicidade e Propaganda da UFMG.
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Do ponto de vista curricular, o curso de Publicidade propõe, em lugar de uma lógica tradicional, que divide os conteúdos por disciplinas obrigatórias, um formato que fomenta outras formas de atividades didáticas compatíveis com as práticas da área comunicacional, organizado em dois percursos. A carga horária das atividades didáticas teóricas e práticas é distribuída ao longo do percurso desde o primeiro momento de inserção do estudante e, em contrapartida, aumentada a carga horária e a intensidade das demais atividades que permitem ao/à estudante traçar de maneira mais flexível a sua trajetória acadêmica no Curso.
Estudante podem desenvolver percursos que transitem por conteúdos e habilidades profissionais diferenciadas. Esse modelo amplia o leque de atividades oferecidas e permite um melhor aproveitamento dos potenciais de professores e alunos.
Percurso: Bacharelado + Formação Livre
Neste percurso, além das atividades didáticas constantes nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Publicidade e Propaganda, a/o estudante precisa obter créditos na chamada “Formação Livre”, como possibilidade de ampliação de sua formação em qualquer campo do conhecimento com base estrita no seu interesse individual. São créditos que devem ser obtidos em atividade acadêmica curricular de qualquer curso da Universidade Federal de Minas Gerais.
Percurso: Bacharelado + Formação Livre + Formação Complementar Aberta
Neste percurso, além das atividades didáticas constantes nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Publicidade e Propaganda, e dos créditos na chamada “Formação Livre”, as/os estudantes devem integralizar seus créditos na chamada “Formação Complementar Aberta”, obtida a partir de proposição de projeto de formação complementar construído pelo estudante, com orientação de um docente (tutor) e condicionada à autorização prévia do Colegiado. Esse projeto deverá ser composto por atividades acadêmicas curriculares, ofertadas na UFMG ou em outras instituições de ensino superior (via intercâmbio acadêmico) que se articulem à linha de formação desenvolvida no curso de Publicidade e Propaganda.
Percurso curricular padrão