Formação Complementar

A Formação Complementar Aberta (FCA) é um percurso curricular que compreende um conjunto de atividades acadêmicas propostas pelo próprio estudante, com a orientação de um docente (tutor) e condicionada à autorização do Colegiado de Publicidade e Propaganda.

É imprescindível que seja preservada uma conexão conceitual com a linha básica de atuação do curso do estudante.

Requisitos

As atividades acadêmicas propostas deverão ser compostas por disciplinas ofertadas na UFMG ou em outras instituições de ensino superior (via intercâmbio acadêmico) que se articulem à linha de formação desenvolvida no curso de Publicidade e Propaganda.

Estudantes do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda poderão iniciar esta modalidade de formação complementar a partir do 3º (terceiro) período, devendo perfazer um total de 270 horas (18 créditos).

Quando solicitar: O Calendário Acadêmico da UFMG estabelece, em cada período letivo, o período para requerimento de mudança do percurso curricular.

Documentação e onde solicitar: Requerimento de mudança do percurso curricular.

O requerimento devidamente preenchido e assinado deverá ser enviado para o e-mail do Colegiado.

Para mais informações, consulte o Projeto Pedagógico do Curso.

Discentes de outros cursos de graduação da UFMG interessados em realizar FCA em Publicidade e Propaganda devem seguir os seguintes passos:

  • 1º) Consultar o seu colegiado de origem e verificar quais os requisitos necessários para requerer a FCA em outro curso;
  • 2º) O colegiado de origem deverá enviar ao Colegiado de Publicidade e Propaganda (FAFICH-CGRPPR), via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) um documento em que o conste o nome completo e matrícula da/do discente, o interesse da/do discente em realizar FCA no curso de Publicidade e Propaganda, as disciplinas a/o aluna/aluno pretende cursar durante o percurso de FCA e o “de acordo” do colegiado de origem autorizando o(a) estudante realizar a FCA;
  • 3º) Recebido o requerimento do(a) aluno(a) via SEI, a Coordenação do curso de Publicidade irá analisar o pedido e, uma vez deferido, a/o estudante deverá requisitar a alteração do seu percurso curricular para FCA em seu colegiado de origem;
  • 4º) Após a alteração do percurso, a/o discente deverá, em período especificado no calendário acadêmico da UFMG, fazer a alteração do seu Plano de Estudos no Siga, incluindo as disciplinas de formação complementar.
  • 5º) Na 3ª fase de matrícula, em período específico no Calendário Acadêmico da UFMG, a/o aluna/aluno deverá efetuar a matrícula nas disciplinas de FCA.

Importante:

O curso de Publicidade e Propaganda não abre vagas para FCA em disciplinas obrigatórias devido à lotação das turmas.

A oferta de algumas disciplinas é anual e variável.

A relação das disciplinas ofertadas pelo curso de Publicidade e Propaganda pode ser consultada no Projeto Pedagógico do Curso.