O curso de Publicidade e Propaganda, por meio do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação conta com os seguintes grupos de pesquisa:
Centro de Convergência em Novas Mídias (CCNM): criado em 2005, dedica-se ao estudo das culturas urbanas, das tecnologias digitais de informação e comunicação e sua aplicação em contextos sociais. Desde 2012, o CCNM articula-se também com o NucCon (Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas) e NucleUrb (Núcleo de Pesquisa em Culturas Urbanas).
https://ccnm.fafich.ufmg.br/
Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográficas e Ações Comunicacionais em Contextos de Risco (CORISCO): surgiu em 2016 e congrega pessoas interessadas em estudos diversos, pesquisas etnográficas e ação no campo comunicacional em contextos de risco.
https://coriscosite.wordpress.com/
Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas): constituído em 2018, trabalha na intersecção entre Comunicação e Esporte, propondo-se a estudar os fenômenos dessa interface a partir de perspectivas teóricas contemporâneas da Comunicação, sobretudo aquelas que dialogam com a cultura, a política e abordagens críticas de análise.
https://coletivomarta.org/
Estudos de Redes Sociotécnicas (R-EST): fundado em 2019, tem como objetivo sistematizar um conjunto de estudos teóricos, empíricos e metodológicos que buscam aproximar os estudos de comunicação/mídia com os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS, em inglês). https://www.instagram.com/rest_ufmg/
Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT): criado em 2008, dedica-se ao estudo das relações entre televisão e cultura contemplando todos os aspectos e dimensões do meio televisivo. Os textos – programas ficcionais, informativos ou de entretenimento – são analisados desde uma perspectiva estética bem como a partir de interrogações histórico-culturais e políticas. https://www.facebook.com/grupo.comcult
Grupo de Pesquisa e Estudos em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade [ESCUTAS]: criado em 2011, o grupo investiga produções simbólicas relacionadas a elementos sonoros, tais como o ruído, as paisagens sonoras e a canção, tendo como núcleo comum o desenvolvimento de análises performáticas, lítero-musicais e sonoras dessas produções.
https://www.instagram.com/escutasufmg/
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades (AFETOS): criado em 2017, tem como foco reflexões teórico-conceituais que abarquem os múltiplos aspectos comunicacionais que interpelam os sujeitos em suas subjetividades, autonomia e nas relações com as tecnologias como formas socialmente construídas de fornecer condições de equidade no mundo.
https://afetos.com/
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (MOBILIZA): constituído em 1999, tem como propósito compreender a comunicação em processos de mobilização social, a partir dos seguintes eixos de investigação: a formação e movimentação de públicos, as dinâmicas da opinião pública, os processos de comunicação para mobilização social e os processos de comunicação pública. http://www.fafich.ufmg.br/mobiliza/
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (CORAGEM): o grupo atua desde 2012, inicialmente voltado para a pesquisa e reflexões críticas sobre publicidade, mídia e consumo. A partir de 2017, as temáticas foram convergindo para os estudos sobre comunicação, raça e gênero, com ênfase nas práticas comunicativas, principalmente as midiáticas, a partir de uma abordagem interacional e interseccional. https://www.facebook.com/coragemufmg/
Grupo de pesquisa em historicidades das formas comunicacionais (Ex-press): tem como proposta revelar potências no gesto de historicizar formas de comunicação, tomando o impresso como uma espécie de pivô cuja trajetória tratamos como um lugar de transbordamento que (in)forma diferentes processos comunicacionais e os (con)forma em suas configurações contemporâneas. https://encontrohistoricidades.wordpress.com/
Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): criado em 1994, tem como temática central a inter-relação entre imagens e sociabilidade na configuração dos processos comunicativos. O GRIS compõe-se por sub-grupos de pesquisa: GRISPop – Grupo de Estudos sobre Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas e GRISom – Grupo de Estudos sobre Linguagens Sonoras.
http://www.fafich.ufmg.br/gris/
Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME): atua desde 1998, explorando o papel da mídia na promoção de debates públicos e na pré-estruturação do espaço público brasileiro. Investiga as interfaces que os meios de comunicação estabelecem com a formação da opinião pública, da vontade política e das identidades sociais, tratando particularmente a expressão, a atuação e argumentação pública de movimentos sociais e grupos cívicos.
https://grupoemeblog.wordpress.com/
Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência: constituído em 2007, estuda as múltiplas manifestações do audiovisual contemporâneo – nos domínios da fotografia, do cinema e das artes performáticas – levando em conta os processos de criação, a organização dos elementos expressivos e as formas de fruição.
http://www.poeticasdaexperiencia.org/
Grupo de Pesquisa Poéticas femininas, políticas feministas: a mulher no cinema: desenvolve-se como prolongamento do Poéticas da Experiência e se dedica a estudar e discutir os modos como o feminino se engendra no e com o cinema em seu sentido tanto estético quanto político, ou seja, como a mulher acontece cinematograficamente seja ela realizadora, personagem ou ambos.
https://www.facebook.com/poeticasfemininas/
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais (INSURGENTE): o grupo se inspira e se engaja nos pressupostos identificados com a crítica às diversas formas de colonialidades do saber e do poder, manifestas em produtos e processos comunicacionais, midiáticos ou não, em interconexões com as redes textuais.
Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (NEEPEC): criado em 2013, toma a performance como método de pesquisa, investigando formas de comunicação que privilegiam a articulação entre o corpo, as imagens e as palavras. Este tipo de experiência comunicacional irrompe na relação autopoiética existente entre as estéticas do performático e a vida ordinária. https://www.neepec.com.br/
Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (TRAMAS): organiza-se em torno dos fenômenos comunicacionais a partir da configuração narrativa dos textos que circulam nos diversos dispositivos sociais e midiáticos, abrindo-se ao estudo tanto de tessituras narrativas específicas – e de relações aí presentes – quanto busca contribuir para a compreensão de fenômenos midiáticos peculiares, como o jornalismo e a televisão.
https://tramas.fafich.ufmg.br/