Notícias

Semana de recepção aos calouros 2021

quarta-feira, 12 de maio de 2021, às 15:11

A partir do dia 17 de maio, o curso de Publicidade e Propaganda da UFMG realiza uma série de atividades para o acolhimento dos calouros 2021. Para dar boas-vindas aos novatos na vida universitária, foram planejadas diversas atividades online, em função da pandemia, como a aula Magna, ministrada pelo publicitário e pesquisador Francisco Leite, um dos organizadores do premiado livro Publicidade Antirracista.

A chegada à Universidade é sempre uma transição muito significativa. A experiência dos primeiros dias de aula, com tantas mudanças, tantas novidades é transformadora na vida de quem chega ao Ensino Superior. No contexto da pandemia da Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais, acolher universitários que se juntam à comunidade acadêmica é um grande desafio para as instituições.

No curso de Publicidade e Propaganda, para tentar diminuir os impactos da recepção online imposta pelo contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi planejada a Semana de Recepção aos Calouros 2021. Com atividades distribuídas ao longo da primeira semana de aula, ingressantes do Curso poderão ter contato com temas contemporâneos em discussão na Publicidade, conhecer um pouco da rotina universitária e ouvir fala de professores e ex-alunos do curso.

A recepção tem início na segunda-feira, 17 de maio, com a Aula Magna do Curso, cujo tema é “Publicidade Antirracista: Abrindo Diálogos”, proferida pelo pesquisador Francisco Leite, um dos organizadores do livro “Publicidade Antirracista: Reflexões, Caminhos e Desafios”. A obra foi finalista do prêmio Jabuti 2020, na categoria Economia Criativa. A Aula Magna terá transmissão pelo Youtube, e será aberta a todo o público.

Na quarta-feira, 19 de maio, as atividades prosseguem, com apresentação do curso de Publicidade e Propaganda pela coordenação do colegiado. Nesse momento, serão apresentadas informações sobre a rotina universitária e plataformas essenciais para o Ensino durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Além disso, representantes da Empresa Júnior de Comunicação Social – Cria e do Centro Acadêmico de Comunicação Social (ComuniCA) apresentam os espaços.

Na sexta-feira, 21 de maio, a apresentação do curso continua. Desta vez, a coordenação apresenta aos calouros informações sobre estágio, pesquisa e extensão. Nessa data ocorre também um bate-papo com ex-alunos do curso, que contam sobre suas trajetórias. Participam do bate-papo Angerson Vieira, redator publicitário que atua na África, uma das maiores agências de Publicidade do Brasil, e Paloma Lopes Arantes, que é Redatora, UX Writer na Estratégia Educacional e Mestranda em Comunicação Social na UFMG. Encerrando as atividades da semana de recepção aos calouros, os professores Carlos Mendonça e Vanessa Brandão apresentam seus projetos de pesquisa e extensão.

As atividades dos dias 19 e 21 de maio serão realizadas via Google Meet, com acesso exclusivo para alunos do Curso.

Programação Completa

Recepção aos calouros do curso de Publicidade e Propaganda

17/05 – Segunda-feira

9h00 – Abertura

9h30 – Aula Magna – Publicidade Antirracista: Abrindo Caminhos

Palestrante: Francisco Leite

Publicitário. Pós-doutorando em Comunicação e Consumos na ECA-USP/FAPESP. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Trento e na Università di Bologna (Itália). É pesquisador vice-líder do Grupo de Pesquisa ARC2: Estudos Antirracistas em Comunicação e Consumos – USP/CNPq.  Autor de Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação (Appris, 2014); As Brasileiras e a Publicidade Contraintuitiva: Enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras (Alameda/ FAPESP, 2018); e Primeiras experiências com o racismo: crianças negras, práticas parentais e midiatização, em coautoria com Leandro L. Batista (Annablume/ FAPESP, 2018). É um dos organizadores da obra O Negro nos Espaços Publicitários Brasileiros (ECA/Cone, 2011), considerada entre as dez melhores do campo da comunicação pelo Prêmio Jabuti 2012, bem como Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios (ECA-USP, 2019), obra finalista e indicada ao prêmio Jabuti 2020, na categoria Economia Criativa.

Mediação: profa. Laura Guimarães Corrêa

Plataforma: Youtube do curso de Publicidade e Propaganda

19/05 – Quarta-feira

9h00 – Apresentação do curso

Informações sobre o Ensino durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial com o prof. Pablo Moreno Fernandes (Coordenador), profa. Ana Carolina Vimieiro (Subcoordenadora) e Viviane Henrique (Secretária)

10h00 – Cria (Empresa Júnior) e ComuniCA (Centro Acadêmico de Comunicação Social)

Representantes da Cria: Eduardo França, Maria Eduarda Carvalho, Sabrina Fagundes, Beatriz Drosdrocky

Representantes do ComuniCA: Alex Teixeira e João Augusto Porto

Mediação: prof. Juarez Guimarães Dias

Plataforma: Google Meet (O link será disponibilizado aos alunos do 1º período por e-mail)

21/05 – Sexta-feira

9h00 – Mais informações sobre o curso com a coordenação

Informações sobre Estágio, Extensão e Pesquisa

9h30 – Trajetórias profissionais com ex-alunos

Palestrantes:

Angerson Vieira – Publicitário nascido em Matozinhos – MG, atua como Redator há 11 anos. Na Agência África desde 2015, já criou para Itaú, Vivo, ESPN, Mitsubishi, com trabalhos reconhecidos por premiações nacionais e internacionais. Atualmente responde como Diretor de Criação de Budweiser. Também é professor da Escola Cuca e fundador do Pangeia, Comitê de Diversidade da Agência Africa.

Paloma Lopes Arantes – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, onde trabalha com temáticas relacionadas à utopia e distopia na construção de futuros possíveis, na politização e imaginário dos sujeitos. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e propaganda) pela UFMG, é redatora freelancer e atua como UX Writer na Estratégia Educacional.

10h30 – Pesquisa e Extensão

Apresentação sobre a pesquisa com o prof. Carlos Magno Camargos Mendonça e sobre a extensão com a profa. Vanessa Cardozo Brandão.

Plataforma: Google Meet (O link será disponibilizado aos alunos do 1º período por e-mail)